Pular para o conteúdo principal

Sobre Nós

Aberto

Solda MIG/MAG - Diferenças e soluções da Air Liquide

As soluções de Air Liquide compõem as rotinas e processos de diversos setores da indústria, dentre eles está a automotiva. A fabricação de veículos é marcada pela presença de várias etapas unitárias, que se somam para fabricação do produto final. Dentre essas etapas, podemos identificar a soldagem, fase complexa e importante deste processo. 

Hoje em dia, há diferentes tipos de soldas e cada uma possui suas especificações e indicações de uso para que se obtenha o melhor desempenho e segurança. Temos como exemplo, a solda a laser, a plasma, oxi-combustível e a arco elétrico.

As diferenças entre as soldas MIG e MAG

A solda a arco elétrico é o principal método de soldagem de metais usado na indústria. Existem diversos tipos de solda a arco, dentre os quais podemos ressaltar a GMAW - Gas Metal Arc Welding - também conhecida como MIG/MAG. Esse tipo de solda é amplamente utilizado em processos manuais e semi-automáticos, devido à sua flexibilidade, adaptabilidade, qualidade e produtividade. 

Mas afinal, qual a diferença entre MIG e MAG? O processo de soldagem em si é o mesmo, o que muda é o gás de proteção que é utilizado. Na soldagem MIG - Metal Inert Gas - é utilizado um gás de proteção inerte, como argônio ou hélio. Esse processo é utilizado para materiais sensíveis a oxidação, como cobre e ligas de alumínio, e permite alta velocidade de soldagem e ótimo aspecto visual do cordão de solda. Já a soldagem MAG - Metal Active Gas - utiliza um gás de proteção ativo, como CO2 e misturas com CO2, O2 e H2. Nesse caso, o gás é responsável não apenas por proteger a poça de fusão, mas também por interagir quimicamente com o metal soldado. A soldagem MAG, é bastante usada com aços de carbono de baixa liga, especialmente chapas de grande espessura, e aços inoxidáveis.

E qual é a função do gás no processo de soldagem? Além da função ativa nos processos MAG, o uso de gás é essencial em ambos os processos MIG e MAG para proteger a poça de fusão e garantir a qualidade do cordão de solda. Essa proteção deve ser feita contra a oxidação, nitretação e formação de porosidade, que ocorreriam na poça de fusão caso entrasse em contato com o oxigênio, nitrogênio e vapor d’água do ar, respectivamente.

Soluções da Air Liquide para Solda

A Air Liquide possui uma oferta completa de soluções para a soldagem, incluindo a MIG/MAG. Os gases necessários para garantir o alto desempenho e eficiência para os nossos clientes são encontrados em nossa linha ARCAL™ que são gases premium e puros que podem ser usados para obter os mais altos padrões de qualidade nos processos de corte e solda.

Conheça mais sobre nossas soluções no site.