Pular para o conteúdo principal

Sobre Nós

Aberto

De segunda a domingo, a Air Liquide está presente na sua vida

De segunda a domingo, a Air Liquide está presente na sua vida

Aqui na Air Liquide Brasil gostamos de falar que estamos sempre presentes na sua vida. Para muitos, isso pode parecer exagero, marketing, mas nesse texto vamos provar, com apenas alguns exemplos entre as centenas que existem, que isso é mais verdade do que você imagina. 

Para isso, vamos passar por uma semana comum na vida de um adulto e mostrar como, de formas grandes e pequenas, estamos presentes no seu dia a dia. Vamos começar, claro, por aquele dia ocasionalmente ingrato...

SEGUNDA-FEIRA

Para começar bem a semana você se levanta e vai fazer um café para acordar de fato. O que não é perceptível é que o gás do pacotinho de café é nitrogênio da Air Liquide, mas por quê? Esse gás é usado em diferentes embalagens para eliminar o oxigênio e a umidade do ar, mantendo a qualidade do produto por mais tempo.

Junto com o café você prepara uma boa torrada para comer. A margarina que é passada no pão também tem um toque de Air Liquide. Isso acontece por causa do processo produtivo da margarina, que inclui uma etapa de hidrogenação que, como o próprio nome diz, consome hidrogênio, mais um gás comercializado por nós.

TERÇA-FEIRA

Pulamos agora para a terça-feira. Dia puxado, cheio de reuniões e demandas. O final do dia já está chegando e você precisa de algo para se concentrar e dar aquele gás a mais no trabalho. Ao abrir a latinha de energético, o “tssss” deixa bem clara a presença do gás carbônico utilizado no processo de carbonatação da bebida.

A produção de energéticos e também de outras bebidas que fazem parte do nosso dia a dia como refrigerantes também consomem nitrogênio em várias etapas de sua produção, como na desaeração da água antes da mistura com xarope, inertização dos tanques de estocagem e contrapressão nas máquinas enchedoras.

QUARTA-FEIRA

Chegou a quarta-feira e você precisa ir ao mercado. O portão da sua casa provavelmente é fabricado através do corte e soldagem de chapas e peças metálicas, dois processos que utilizam produtos e gases como oxigênio, nitrogênio, acetileno, argônio e diferentes misturas oferecidas por nós da Air Liquide.

Seja de carro, moto, ônibus ou bicicleta, todos esses meios de transporte usam uma variedade de gases no processo produtivo. Desde o argônio, gás carbônico e misturas especiais para solda e montagem até nitrogênio e hidrogênio para o tratamento térmico de alguns componentes, a Air Liquide está presente e diversas etapas do processo produtivo desses modais.

QUINTA-FEIRA

Começando mais um dia de trabalho você abre o seu notebook ou pega o smartphone para responder uma mensagem. Esses - e outros aparelhos eletrônicos - possuem inúmeras placas de circuito impresso integradas, mas onde estão os gases aí?

Bem, os fornos de soldagem dos componentes eletrônicos dessas placas utilizam nitrogênio de forma similar ao café da segunda, para eliminar o oxigênio do ar e impedir a oxidação do estanho de solda, o que pode gerar problemas de qualidade nas placas eletrônicas.

SEXTA-FEIRA

Finalmente chega a sexta-feira. Para relaxar após o trabalho você decide tomar uma cervejinha em um bar com todas as precauções que o momento exige. A extração do chopp, desde o barril de estocagem até o bico da torneira dispensadora, é feita com gás carbônico e misturas de gás carbônico com nitrogênio que a Air Liquide oferece em uma linha especial. Saiba mais aqui.

Se for ficar em casa, mas ainda quiser tomar a cerveja, você provavelmente vai pegar um copo de vidro. A maioria das fabricantes de vidro usam oxigênio no processo de combustão para fundir as matérias-primas e produzir o vidro líquido. O uso do oxigênio, ao invés de ar comprimido, traz inúmeras vantagens técnicas, econômicas e ambientais, devido à redução no consumo de combustível e aumento na eficiência do processo.

SÁBADO

Sábado é o dia de preparar um almoço especial. Você resolve preparar uma carne e, utilizado na embalagem da carne está o ALIGAL Meat, uma mistura de nitrogênio, gás carbônico e monóxido de carbono usado para manter a qualidade e estender o tempo de prateleira, aparência e qualidade do produto.

Mais tarde nesse dia você decide abrir um vinho para aproveitar uma noite tranquila. Esse vinho provavelmente foi engarrafado com gás argônio da Air Liquide para preservar o cheiro do produto.

DOMINGO

Domingo é dia de relaxar e desconectar. Você pega aquele livro que está na prateleira faz tempo para enfim começar a ler. O que você não sabe é que para produzir o papel branquinho como conhecemos, utiliza-se grandes volumes de oxigênio. 

Para chegar na cor branca, a indústria precisa extrair da madeira apenas as fibras de celulose, eliminando completamente a lignina e extrativos.Esse processo de branqueamento usa oxigênio da Air Liquide - junto com outros agentes oxidantes como dióxido de cloro e água oxigenada - e é mais uma forma imperceptível de como nós estamos presentes na sua vida.

Gostou? Não sabia de todas essas utilidades dos nossos gases? Acompanhe o nosso blog para descobrir mais sobre as soluções da Air Liquide ou, se tiver interesse em nossos produtos, acesse o catálogo e entre em contato com nossos vendedores.