Pular para o conteúdo principal

Sobre Nós

Aberto

Solução definitiva para resfriamento de concreto

cryocrete_aplicacao_airliquide

A Air Liquide participou do processo de resfriamento de concreto das obras de fundação da Linha 5 do Metrô de São Paulo, realizado em área especialmente preparada na tradicional Avenida Santo Amaro.

Ao total foram consumidos 223 mil litros de Nitrogênio, que resfriaram 768 m³ de concreto (= 96 betoneiras), em 11 horas de injeção (7 min / betoneira), com redução média de -14,3°C na temperatura do concreto.

A solução Cryocrete permitiu que cada carregamento de concreto pudesse ser checado individualmente e lançado na temperatura ideal para atingir os padrões especificados no projeto.

A Air Liquide, líder mundial em tecnologia e serviços para aplicações de gases na Indústria e Saúde, desenvolveu a solução definitiva para resfriamento de concreto: o CRYOCRETE.

Cryocrete é uma tecnologia consagrada, que usa a combinação do Nitrogênio Líquido com um Sistema de Injeção especialmente desenvolvido para resfriar o concreto armazenado na betoneira.

O Nitrogênio Líquido é fornecido em carretas com iso tanque dedicado para armazenagem, transporte e abastecimento de produto criogênico.

O Sistema de Injeção é composto basicamente por uma trave-suporte provida com uma lança injetora na parte superior, que é movimentada pneumaticamente, e pode ser posicionada em altura e ângulo para encaixe e acesso no balão dos mais diferentes modelos de betoneiras.

Toda esta estrutura pode ser instalada no local que melhor convier ao projeto do cliente contratante (no canteiro da obra, ou mesmo no site da concreteira, se necessário).

Após posicionamento da Lança Injetora na entrada do balão da betoneira, o Nitrogênio Líquido é bombeado à -196°C da carreta para a Lança, e esta injeta o Nitrogênio no concreto, que resfria rapidamente.

Esta solução proporciona vantagens (técnicas, comerciais e meio ambiente) diversas quando comparada com outras soluções aplicadas no mercado, dentre as quais podemos destacar:

  • Perfeita interação com a betoneira, assegurando repetibilidade e homogeneidade na injeção do Nitrogênio Líquido no concreto;
  • Controle e precisão no processo de resfriamento;
  • Alcance da temperatura projetada / desejada, sem limites, mesmo em regiões mais quentes;
  • Preservação do slump, pois o Nitrogênio Líquido, armazenado à -196°, transfere o frio e depois sublima, sem macular a composição do concreto;
  • Velocidade no processo de injeção (necessário em média 7 minutos para resfriar cada betoneira);
  • Zero reprovação de cargas = máxima eficiência;
  • Qualidade superior = uniformidade e redução de trincas após a cura;
  • Não gera manutenção;
  • É uma tecnologia mais limpa (baixo consumo de energia / sem utilização de água);
  • Dispensa investimento de estrutura (maquinário e mão de obra) para aplicação de gelo;
  • Apóia o combate ao COVID-19 (menor quantidade de pessoas no canteiro de obra).

Seja qual for a região e o local de sua obra, em local remoto, ou no coração da cidade grande, a tecnologia Cryocrete pode ser aplicada.

Solicite um orçamento

ou entre em contato para receber mais informações