Pular para o conteúdo principal

Sobre Nós

Aberto

Gelo seco: o que é e para que serve? 

Gelo seco: o que é e para que serve? 

O gelo seco, como é conhecido, é o dióxido de carbono o dióxido de carbono, em seu estado sólido. Sua fabricação é feita por meio de uma rápida expansão do CO2 líquido refrigerado, atingindo a temperatura de -78°C e solidificando o produto.

Esse produto costuma ser reconhecido popularmente pelo seu uso em máquinas de jateamento que causam o efeito fumaça ou em bebidas servidas nos bares e restaurantes, porém sua aplicação vai muito além dessas já citadas,ele pode ser utilizado em diferentes procedimentos como o transporte, a rebarbação de borrachas, a contração de metais e o jateamento de superfície.

O dióxido de carbono (CO2) no transporte

O gelo seco está presente em três tipos de transporte: o alimentício, o de produtos laboratoriais e medicinais e o de sorvetes e açaí.

No primeiro caso, o de alimentos, ele é aplicado em veículos que não possuem sistema elétrico de refrigeração ou que estejam com sistema danificado.

Outra possibilidade de utilização dessa solução é nos serviços de catering, que consiste em servir uma refeição pronta fora do local em que foi preparado. Essa prática é bastante presente em aeroportos e tem em seu transporte a presença do gelo seco devido à maior praticidade em relação ao gelo comum, já que o gelo seco não deixa resíduo líquido ao final.

Quando utilizado para o deslocamento de carregamentos de sorvetes e açaí, o gelo seco se torna uma alternativa à placa eutética, possibilitando a eliminação da necessidade de ponto de energia elétrica e a redução do espaço ocupado.

Por fim, o gelo seco é usado no transporte de materiais laboratoriais e medicinais como o sangue, plasma, vacinas, órgãos, tecidos, sêmen e medicamentos. Isso ocorre pois, pela baixíssima temperatura (-78°C), o gelo seco atua como uma fonte de resfriamento e contribui para a conservação destas substâncias.

Como o CO2 pode ser aplicado na montagem por interferência de metais

Durante o processo de fabricação, é comum as peças metálicas passam pelo processo de contração do metal para que haja melhor encaixe nos equipamentos. Essa etapa pode ser realizada através da imersão dessas peças em uma mistura de álcool e gelo seco.

A mistura de álcool e gelo seco é fria o suficiente para provocar a contração necessária no metal, possibilitando o encaixe em espaços apertados. Quando volta à temperatura ambiente, o metal dilata (expande novamente), e dessa forma temos um encaixe perfeito. Uma outra alternativa para esse processo, com temperaturas ainda mais baixas, é o uso de nitrogênio líquido.

A rebarbação de borrachas com gelo seco

A rebarbação de borrachas consiste na retirada de rebarbas que ficam presentes no material após a moldagem. Quando usamos o gelo seco, é possível provocar uma redução de temperatura na borracha que, ao ser fragilizada pelo frio, apresentará a quebra das pequenas rebarbas com o impacto. Da mesma forma que na montagem por interferência, esse processo também pode ser feito com nitrogênio líquido, como uma alternativa ao gelo seco. 

Jateamento de superfície com gelo seco

Quando as partículas de gelo seco recaem com alta velocidade sobre a superfície de peças temos como resultado a sublimação e expansão. Através dessa reação a limpeza acontece  e substâncias como tinta, óleos, graxas, carepas de fundição e solda, entre outros, são removidas.

O jateamento de gelo seco é a tecnologia mais eficiente do mercado, pois não gera resíduos que demandem tratamento ou conduzam eletricidade, permite que o procedimento não seja abrasivo ou tóxico e ainda apresenta a grande vantagem de ser mais rápido e efetivo que a limpeza manual mecânica. É uma tecnologia amplamente utilizada na indústria, especialmente automotiva, e apresenta diversas vantagens do ponto de vista da qualidade e eficiência.

Considerando a variedade de aplicações que o gelo seco apresenta, a Air Liquide oferece soluções completas e confiáveis no fornecimento deste produto. Conheça nossas ofertas e acesse o nosso catálogo.