Pular para o conteúdo principal

Sobre Nós

Aberto

FLOXAL | Produção de gás On-site

FLOXAL™ representa a gama completa de tecnologias de geração On-site de gases, desenvolvida pela Air Liquide. Nossa tecnologia e sistema viabilizam a produção dos gases nitrogênio, oxigênio e hidrogênio no local de consumo, garantindo autonomia e confiabilidade operacional aos nossos clientes.

O sistema de produção no local assegura o abastecimento ininterrupto através de geradoras de alta tecnologia com elevada disponibilidade operacional, aliadas ao suprimento contínuo de gases backup a granel. A Air Liquide avalia a necessidade do cliente, identifica a solução ideal para que as necessidades sejam supridas, instala a estrutura que melhor atende as especificações do projeto e estabelece os padrões de uso dos gases com exatidão.

As oportunidades de geração On-site são identificadas a partir de quatro critérios, que chamamos de 4 P´s, que são:

  • Perfil de Consumo
  • Pureza
  • Pressão
  • Processo

A partir da avaliação desses aspectos, a equipe especializada da Air Liquide personaliza o sistema de abastecimento através de plantas com investimento, operação e manutenção de nossa responsabilidade. A disponibilidade operacional é assegurada por meio de um plano de manutenção rigoroso, realizado por uma equipe técnica especializada dedicada a este tipo de equipamento telemonitorado e suprimento de back-up nas suas dependências.

Na produção local de cada um dos gases podemos perceber benefícios diferentes, como observaremos a seguir.

Geração On-site de Nitrogênio

O nitrogênio é um gás presente em diversos setores e sua aplicação pode ser observada nas indústrias de metais, vidros, eletrônicos, indústrias químicas, no segmento alimentício, farmacêutico, entre outros.

Existem diversas tecnologias para geração On-site de Nitrogênio, e a mais adequada para o seu processo dependerá da sua demanda nos “4 P’s” citados acima. Para essas múltiplas tecnologias, a Air Liquide possui know-how e experiência para garantir os mais elevados níveis de disponibilidade operacional e eficiência energética.

Nas geradoras AMSA - Advanced Membrane Separation Approach - a separação dos gases ocorre por meio de permeação seletiva em membranas, que atuam como filtros separados das moléculas de nitrogênio do restante dos componentes do ar. As membranas são constituídas de fibras ocas poliméricas com permeabilidade seletiva, e são fabricadas nos Estados Unidos pela MEDAL™, subsidiária do grupo Air Liquide especializada nesse tipo de equipamento.

Já no caso das geradoras PSA - Pressure Swing Adsorption - o nitrogênio é produzido através de adsorção seletiva em vasos recheados com peneira molecular, que trabalham em regime de comutação. Enquanto uma das torres adsorve o oxigênio do ar, gerando portanto um gás rico em nitrogênio, a conteúdo da outra torre passa por regeneração de modo a possibilitar a produção contínua de N2.

Por fim, as soluções APSA - Advanced Product Supply Aproach - consistem da tecnologia de ponta para fabricação on-site nitrogênio através de destilação criogênica assistida, se destacando pela sua alta disponibilidade operacional e eficiência no consumo de utilidades. Nessas unidades, o nitrogênio é fabricado com elevado nível de pureza através da destilação criogênica fracionada do ar.

Geração On-site de Oxigênio

A aplicabilidade do Oxigênio nas indústrias de papel e celulose, tratamento de água, mineração de ouro, oxidação, indústria alimentícia, e diversos outros setores, nos faz perceber a importância desse gás e de seu abastecimento.

Nosso portfólio inclui unidades de geração on-site pelas tecnologias PSA e VSA, garantindo os mais altos níveis de confiabilidade. 

Nas unidades PSA - Pressure Swing Adsorption - o Oxigênio é fabricado de maneira similar ao explicado anteriormente para o nitrogênio, porém com material adsorvedor (peneira molecular) diferente, que adsorve preferencialmente nitrogênio e umidade, permitindo a geração local de oxigênio com até 95% de pureza. 

Já nas unidades VSA - Vaccuum Swing Adsorption - a pressão de operação é mais baixa e o processo de regeneração das torres de adsorção é feito através de vácuo, o que permite o fornecimento de grandes volumes de oxigênio gasoso com ótimo custo-benefício.

Geração On-site de Hidrogênio

O hidrogênio tem aplicações em diversas indústrias, como a alimentícia, de vidros, metal-mecânica e mobilidade. Assim como o nitrogênio e oxigênio, o hidrogênio pode ser fabricado através de diversas tecnologias.

A linha HyGen permite a fabricação de hidrogênio através da reforma de metano com vapor d’água (SMR - Steam Methane Reformer). Trata-se de um processo químico amplamente difundido, que permite a fabricação de amplos volumes de hidrogênio com alta disponibilidade e baixo custo operacional.

HYOS-E é a linha de geradores de H2 através de eletrólise da água. É marcada por um design compacto e modular, alta eficiência energética e alta pureza do hidrogênio produzido. Além disso, é um processo de baixo impacto ambiental, permitindo a geração de hidrogênio verde quando do uso de energia elétrica renovável para o processo de eletrólise.

Com a Air Liquide é possível adequar os métodos de fornecimento e geração para atender as especificações do segmento e do cliente. Nós fornecemos, instalamos e operamos equipamentos com alta confiabilidade e segurança para que nossos clientes possam focar em seu negócio.

Conheça mais sobre nossas ofertas e solicite um orçamento.