Pular para o conteúdo principal

Dióxido de Carbono

Gases Industriais
O dióxido de carbono (CO2) é utilizado em diversas aplicações em diferentes setores industriais.

No estado sólido, (-78ºC) o dióxido de carbono, também conhecido como gelo seco, é uma fonte fria que pode ser utilizada como conservação de tecidos por e também para combate a incêndio, por não ser comburente.
O dióxido de carbono lançado na atmosfera durante processos industriais químicos e de petróleo pode ser captado e purificado para uso em diferentes aplicações e indústrias.

Setor Automotivo
No setor automotivo, misturas de dióxido de carbono em nitrogênio são utilizadas para calibração em testes de emissões de motores. Estas misturas possuem certificação ISO 34 e estão em conformidade com as Normas do Part 86.

Alimentos e Bebidas
A Air Liquide Brasil fornece dióxido de carbono para clientes dos setores de alimentos e bebidas para aplicação em diversos processos como a carbonatação, resfriamento e congelamento, embalagens de atmosfera modificada e controle de temperatura de produtos durante o armazenamento e transporte. As unidades de fabricação de dióxido de carbono da Air Liquide atendem as indústrias possuem Certificação de Segurança Alimentar 22000 (FSSC 22000), um padrão reconhecido internacionalmente.

Metalurgia
Na indústria metalúrgica, o dióxido de carbono é amplamente utilizado como gás de proteção nos processos de soldagem MAG e, na siderurgia, é aplicado para supressão de fumos.

Petróleo e Gás
Na indústria de petróleo e gás, o dióxido de carbono é utilizado em poços de petróleo, no fraturamento hidráulico em aplicações no processo Enhanced Oil Recovery (EOR), tal como deslocamento de óleo miscível.

Tratamento de Efluentes
O dióxido de carbono é empregado no tratamento de efluentes em inúmeros processos, como neutralização de pH de resíduos alcalinos oriundos de limpeza CIP (Clean-in-place), precipitação de metais pesados em combinação com cálcio e redução de pH em correntes de rejeito de mineração de ferro e alumínio.

Dióxido de carbono de alta pureza para pesquisas e indústrias
A Air Liquide Brasil oferece dióxido de carbono como gás especial em dois graus distintos: O dióxido de carbono 5.5 (pureza 99,9995%) é produzido cuidadosamente, visando reduzir ao máximo as impurezas que influenciam o desempenho como fluído super crítico. O dióxido de carbono de grau 4.8 com 99,998% de pureza foi desenvolvido para outras aplicações laboratoriais.