Pular para o conteúdo principal

Sobre Nós

Aberto

Conheça os processos de soldagem

A soldagem é um processo de união permanente de metais e é muito usada em indústrias. Além disso, é usada para revestimentos e reparos de peças. O processo pode ser utilizado em construções de grande porte, como pontes e navios. Existem diversos tipos de processos de soldagem. Confira:

1) Soldagem por eletrodo revestido: 

Um dos processos mais utilizados na indústria, é utilizado na fabricação e montagem de diversos equipamentos e estruturas, podendo ser usada em grande variedade de materiais, como ferro fundido, aço inoxidável, cobre, níquel,  alumínio, entre outros. O processo se baseia na aplicação de calor através de um arco elétrico mantido entre a extremidade de um eletrodo metálico revestido e a peça de trabalho.

2) Soldagem a laser:

A soldagem a laser é feita através de um feixe de luz infravermelho que devido à qualidade e a potência da radiação do laser, permite alcançar características impossíveis de serem obtidas por outros métodos, como alta velocidade de soldagem, baixo aporte térmico, pouca distorção e pequenas zonas afetadas pelo calor. 

3) MIG/MAG: 

Processo que proporciona soldagens de boa qualidade com grande produtividade. A nomenclatura se dá devido a: MIG, metal inert gas, quando o gás utilizado para proteção da poça de fusão é inerte, como na soldagem de alumínio e aço Inox. Ou MAG, metal active gas, quando o gás de proteção da poça de fusão é ativo, utilizado em soldagem de aço carbono. De forma geral, esse processo apresenta fácil operação, bom acabamento, alta produtividade e baixo custo. 

4) TIG:

Sigla em inglês para Tungsten Inert Gas, o TIG é um processo de soldagem a arco elétrico entre um eletrodo de tungstênio e a peça utilizando uma proteção gasosa. Essa aplicação também é conhecida como Gas Tungsten Arc Welding (GTAW). Em geral, esse processo apresenta um excelente acabamento e excelente acabamento. Pode ser usado para quase todos os metais, e o processo pode ser manual ou automático, sendo largamente utilizado para solda com aluminio e com ligas de aço inoxidável em que a integridade da solda é de extrema importância. Também é utilizado para soldas de estanqueidade em indústrias nucleares, químicas, aeronáuticas e de alimentos. Os gases mais indicados para esses processos são o argônio, o hélio ou a mistura entre esses dois gases.

5) Soldagem por arame tubular:

Muito semelhante ao processo MIG/MAG. Entretanto, o arame utilizado para essa soldagem é tubular, sendo seu interior preenchido por elementos fluxantes, o que garante a este processo características especiais. Este processo produz uma solda de alta qualidade, com arco estável e baixo nível de respingos, entretanto produz escória. Existem no mercado dois tipos de arames tubulares,sendo:

  •  Arames tubulares autoprotegidos: que não necessitam proteção de gás externa;
  • Arames tubulares com gás de proteção externa:. Produz altas taxas de deposição e o desenvolvimento de novos consumíveis têm levado as empresas a migrar para este processo por ser um processo contínuo de alimentação, gerando alta produtividade.

As soldagens, independente do modo de aplicação, necessitam de muitos cuidados, como uma forma de garantir a qualidade e prevenir contra eventuais falhas. Nos processos de soldagem  é mandatório o uso de equipamentos de proteção pelos soldadores, além de conhecimento prévio das máquinas e procedimentos. Ademais, deve-se priorizar a utilização de equipamentos destinados à filtragem e captação de fumos gerados. É indispensável respeitar todas as normas de segurança de cada processo em específico.  

Referências: http://conectafg.com.br/processos-de-soldagem/
https://www.treal.com.br/blog/processos-de-soldagem-tipos-e-cuidados/ 
http://conectafg.com.br/processos-de-soldagem/

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) estabelece regras para as empresas, garantindo controle sobre uso, coleta, e qualquer outro tipo de tratamento de dados pessoais. Para dúvidas, reclamações ou solicitações referentes ao seu direito como titular de seus dados entre em contato conosco através do e-mail de nosso DPO: protecaodedados@airliquide.com