Pular para o conteúdo principal

Sobre Nós

Aberto

Descubra tudo sobre a Aligal da Air Liquide

Aligal

Da indústria alimentícia até as choperias mais exigentes, o uso de certos gases tem grande influência na qualidade dos produtos. Nesse universo, um nome vem ganhando a confiança dos empresários: o Aligal. Estamos falando de uma grande marca internacional, a maior da organização Air Liquide, que atua nos segmentos alimentício e de bebidas.

Mas quais são os grandes diferenciais dessa solução tão inovadora? Para responder a essa pergunta, criamos este post em parceria com Celso Tierno, Coordenador de Aplicações e Mercado da Food & Pharma e especialista na América do Sul para aplicações alimentícias. Confira!

Quais são as principais características da solução Aligal?

Celso Tierno explica que Aligal é uma linha de gases específica para a indústria alimentícia. Com um "controle de produção direcionado para esse setor", a solução segue as normas e práticas de fabricação exigidas pela regulamentação vigente. Então, um primeiro ponto que impacta os próprios estabelecimentos comerciais, como as choperias, é que isso garante a conformidade com a legislação da fabricação de bebidas, por exemplo.

"O gás é colocado dentro de um cilindro", explica Celso, "um recipiente que tem um tratamento diferenciado em relação ao cilindro comum, sendo mais seguro para a parte alimentícia". Com isso, a tecnologia de fabricação garante que o produto não seja contaminado. "Ele tem uma segurança alimentar que outro gás comum não tem", complementa.

Aplicações na indústria e em estabelecimentos comerciais

Diversos procedimentos industriais exigem a aplicação estratégica de gases, seja o dióxido de carbono ou outra substância específica. Produtos embalados em sacos — café, leite em pó, queijo ralado e, até mesmo, a batata chips, como detalharemos a seguir — exigem esse tipo de processo para que sejam devidamente conservados.

"Aquele gás existe para não oxidar a batata, para ela não ficar muito amarela pela reação da gordura com o oxigênio", explica o Coordenador de Aplicações e Mercado. O que nem todo mundo imagina é que esse nível de sofisticação também é utilizado em choperias e bares que querem garantir a qualidade e o sabor das bebidas.

"Teoricamente, pode-se empurrar o chopp com ar, com uma bombinha, mas não posso fazer isso porque o chopp estraga em contato com o oxigênio. Então, tenho que colocar um gás inerte", explica Celso. Segundo ele, costuma-se utilizar o CO₂ puro ou uma mistura Aligal de nitrogênio e CO₂.

Quais os principais benefícios desse tipo de produto?

Um primeiro ponto a ser destacado é que a solução promove uma experiência diferenciada para o cliente. Celso conta que, em bares, por exemplo, a tendência é que a principal escolha seja a mistura Aligal, em vez do CO₂ comum. O maior motivo é justamente a garantia de segurança e qualidade que acompanha esse produto.

O cliente não tem dor de cabeça

"Quando a gente fornece o gás da Air Liquide, a gente fornece segurança para o cliente", explica. "Eu garanto que o meu produto pode ser usado em contato com o alimento: temos certificação de produção dos gases, certificação alimentícia, certificação do enchimento do cilindro, certificação da diferenciação do cilindro".

Nesse quesito, Celso detalha que "algumas esterilizações são feitas internamente, para que matem todos os possíveis microrganismos lá dentro". Então, estamos falando de uma solução cujos processos produtivos são controlados com alto nível de exigência do próprio fabricante.

E qual é o impacto disso na experiência do cliente? Além de "evitar problemas de intoxicação alimentar e má conservação dos alimentos e bebidas" — algo fundamental para quem precisa atender às exigências da Anvisa —, a mistura Aligal traz alguns benefícios, como "um colarinho de chopp mais denso".

O colarinho certo

Celso lembra que, quando tirado de maneira correta, o chopp deve ter o colarinho para segurar o gás por mais tempo, garantindo frescor e sabor à bebida. O CO₂ puro tende a comprometer levemente o sabor, devido a um efeito químico.

"Ao empurrar o gás para passar no bico, ele também se incorpora ao líquido e faz uma coisa chamada de supersaturação", explica Celso. O resultado é "um gosto mais ácido". Já no caso da solução Aligal, que mistura CO₂ e nitrogênio, isso não acontece. "E aí se tem um chopp menos ácido, mais redondo".

Vale lembrar que um chopp com muito CO₂ "dá uma sensação de barriga cheia'", o que tende a fazer com que o cliente beba menos. "A pessoa que vende chopp de qualidade pode cobrar um valor mais interessante para ele. Por isso, vale a pena colocar uma mistura, ao invés de um gás comum. O público vai agradecer e apreciar!", conclui Celso.

Quais os outros produtos e diferenciais da Aligal?

Com mais de 100 anos de existência, o Aligal acumulou um vasto conhecimento sobre os processos de produção da indústria alimentícia. Um dos impactos disso é a cultura de valorização dos produtos. A qualidade de uma cerveja começa na produção do CO₂ e acompanha a bebida ao longo de toda a sua jornada, até a mesa do cliente.

Além do dióxido de carbono, o Aligal oferece soluções de nitrogênio e outros gases, conforme a necessidade de cada cliente. Somado a isso, promove um excelente serviço de assistência técnica e consultoria de especialistas de aplicação.

Tendo clientes da indústria alimentícia e do varejo de bebidas, o Aligal oferece consultas com especialistas em alimentos e treinamento local dos funcionários sobre manuseio seguro e adequado dos produtos. Por fim, a solução traz as seguintes características:

  • rastreabilidade analítica confiável;
  • integração facilitada dos gases com o Sistema de Embalagem sob Atmosfera Modificada (MAP);
  • disponibilidade de reguladores especificamente adaptados (conjunto de barriletes para troca, monitores detectores de gás, equipamentos para manuseio etc.).

Uma breve olhada no catálogo da empresa mostra o quão expressiva é sua presença nesse mercado. Por isso, quem busca qualidade aliada à segurança alimentícia encontra no Aligal uma parceira comercial valiosa. Como você pôde ver, são diversos os benefícios para todas as etapas da produção alimentícia. Leve esses diferenciais para seu estabelecimento!

Se quer mais detalhes sobre esses produtos e serviços, entre em contato conosco e veja como eles se encaixam perfeitamente no contexto específico do seu estabelecimento!

Infográfico Aligal