Pular para o conteúdo principal

Sobre Nós

Aberto

Qualidade no atendimento: 8 dicas para donos de bar

Qualidade no atendimento

Quando o assunto é o sucesso de um bar ou restaurante, donos e gerentes enfrentam uma missão. A qualidade no atendimento e dos produtos oferecidos e as ofertas de preço contribuem para a atração e fidelização dos clientes. E encontrar as melhores práticas e o equilíbrio entre essas três ações é o que define se o negócio vai ser bem-sucedido ou não.

Para ajudar você nesse processo, vamos focar o atendimento. Separamos 8 dicas valiosas para que o seu bar seja conhecido por prestar o melhor serviço da região. Confira!

1. Mantenha a limpeza do espaço

A qualidade no atendimento não envolve apenas a comunicação entre a sua equipe e os clientes. Ela é percebida durante todo o tempo em que as pessoas estão no bar, utilizando seus serviços e sua estrutura.

Oferecer um ambiente limpo, organizado e bem cuidado ajuda a construir a percepção dos clientes sobre o atendimento prestado. Além disso, a falta de higiene pode trazer sérias complicações para a imagem do negócio, gera problemas com a fiscalização e pode levar, até mesmo, ao fechamento do negócio. Uma boa administração deve estar atenta a essa questão.

2. Garanta que a equipe permaneça simpática e disposta

Há muitos bares e restaurantes que são conhecidos pela qualidade no atendimento, e os responsáveis por isso são os profissionais que fazem parte da equipe.

Garçons, garçonetes e outros membros do time devem estar sempre dispostos e agir com simpatia. É preciso que encontrem a dose exata na atenção que é dada para as mesas, tomando cuidado para que os clientes não acabem se irritando com excessos de perguntas, solicitações ou, mesmo, gentilezas. 

Por exemplo, ao abrir uma cerveja, deve-se perguntar para a pessoa se ela deseja ser servida em seu copo ou não. Atitudes simples como essa, além de evitar chateações, fazem com que o cliente se sinta respeitado. 

Outra característica importante em equipes simpáticas e receptivas é a capacidade de reconhecer os frequentadores e chamá-los pelo nome. Procure conhecer aqueles que aparecem com frequência, construindo um bom relacionamento com cada um.

3. Aja de acordo com o movimento do bar 

Muitas vezes, é preciso mudar a postura de acordo com a quantidade de público presente. Em dias de muito movimento, os clientes ficam mais agitados e elevam o tom de voz para chamar a atenção. Esses momentos precisam ser bem gerenciados, garantindo um padrão de alta qualidade no atendimento independentemente da situação.

Você também deve se certificar de que a sua equipe de chão seja vista pelos clientes; portanto, peça que fiquem em locais estratégicos. Dessa forma, podem ser encontrados e solicitados rapidamente.

4. Implemente tecnologias para atender melhor

A era digital também chegou para descomplicar a gestão de bares e restaurantes, trazendo mais autonomia e qualidade para os atendimentos. Automatizar as operações ajuda a melhorar sua eficiência, o que, por consequência, aprimora o serviço oferecido e eleva a satisfação dos clientes.

Veja algumas sugestões:

  • sistema de pedido por tablet, que ajuda a melhorar a experiência do cliente por meio de pedidos feitos mais rapidamente e diminuição de possíveis erros;
  • gestão de relacionamentos, em que os gestores conseguem anotar dados do cliente que permitam desenhar um perfil de consumo e melhorar a experiência no atendimento de acordo com as particularidades de cada um;
  • ao adotar um sistema automatizado de pedidos, é possível integrar uma pesquisa de satisfação, em que os clientes apontam as falhas a serem corrigidas pelos gestores.

5. Ofereça formas de pagamento diversificadas

Pegando o gancho do tópico anterior, a tecnologia não é uma aliada exclusiva na hora de efetuar os pedidos e receber o feedback. Ela também pode — e deve — ser utilizada na hora de pagar a conta.

Além dos métodos tradicionais, como o dinheiro e o pagamento em cartão, carteiras virtuais, QR code e o próprio Pix são ótimas opções para trazer comodidade aos clientes e aumentar a rentabilidade do negócio.

O Pix permite que as transações financeiras aconteçam em tempo real e sem cobrar a mesma taxa das maquininhas de cartão de crédito e débito.

6. Ouça os seus clientes

A melhor fonte de informação para aprimorar a qualidade do atendimento ao cliente são os próprios clientes.

Sempre que possível, converse com os frequentadores do seu bar. Pergunte o que estão achando dos produtos e serviços oferecidos, se há alguma sugestão de melhorias e outros assuntos pertinentes à rotina do estabelecimento.

Para os que não conhece, questione se é a primeira visita ao negócio e as impressões sobre o atendimento. Afinal, a primeira impressão é a que fica, não é mesmo? Por isso, é sempre bom estar atualizado sobre as experiências iniciais. Essa conversa pode gerar insights valiosos.

7. Ofereça entretenimento aos clientes

As pessoas que vão a um bar estão buscando por momentos de relaxamento e descontração. O entretenimento oferecido faz parte de toda essa atmosfera. Música ao vivo ou um bom sistema de som, com estilos musicais que agradem ao seu público-alvo, são requisito básico na hora de montar uma choperia.

Você também pode inovar, investindo em aparelhos como jukebox e videokê, telefones onde as pessoas possam se comunicar com outras mesas, telões para campeonatos de futebol, finais de reality show e muito mais! Com planejamento, organização e investimento, tudo o que estiver ao alcance de sua imaginação pode ser feito.

8. Mantenha-se informado

Ficar informado sobre técnicas de atendimento e novas tecnologias no mercado que otimizam o seu atendimento é outra prática importante para garantir a satisfação dos clientes.

Você pode acompanhar blogs de empresas que atuam no setor, realizar cursos na área e ir a feiras e eventos voltados ao setor de atuação. Além de fornecer um bom atendimento, você também fica por dentro das novidades em produtos e serviços que podem ser oferecidos no seu bar, elevando a competitividade.

Com essas dicas sobre qualidade no atendimento, as chances de o seu bar se tornar um sucesso são grandes! Lembre-se de que a excelência nos serviços prestados também depende dos preços praticados e dos produtos oferecidos.

Gostou do conteúdo? Aproveite que está lendo sobre o assunto e veja o que considerar na hora de escolher os melhores fornecedores para bar!