Pular para o conteúdo principal

Sobre Nós

Aberto

O que você precisa saber sobre oxigênio industrial?

Oxigênio industrial

Além de ser um gás essencial para a vida humana, o oxigênio é amplamente utilizado na indústria. Atividades como solda e corte dependem diretamente desse recurso.

Contudo, se engana quem pensa que um cilindro de oxigênio industrial está simplesmente preenchido com ar pressurizado. Na verdade, sua composição envolve processos complexos para que ele seja entregue com as especificações corretas.

Neste conteúdo especial sobre o assunto, mostraremos tudo o que você precisa saber sobre os cilindros de gás e seu uso industrial. Para isso, conversamos com um especialista no assunto: Mario Feltrin, Gerente de Aplicações da Air Liquide Brasil - ALTEC. Aproveite a leitura!

O que é oxigênio industrial?

O oxigênio industrial é uma substância que pode ser fornecida na forma gasosa, em cilindros de alta pressão, ou líquida, em tanques criogênicos. Como mencionamos, ele é essencial para diversas atividades produtivas. Além da solda e do corte, outros processos que exigem o uso são aqueles que envolvem combustão.

Nesses casos, o diferencial do oxigênio industrial é ser muito mais puro que o encontrado no ar. Enquanto o ar ambiente possui aproximadamente 21% de oxigênio em sua composição — o restante sendo nitrogênio e outros gases inertes —, o oxigênio industrial tem uma pureza mínima de 99,5% de O2.

Isso o torna um facilitador da combustão. Vale lembrar que a combustão exige uma combinação de três elementos: calor, combustível e oxigênio. O gás, então, ajuda a potencializar essas atividades, garantindo a eficiência necessária para processos que parecem simples, mas são sofisticados — como a solda.

Mario Feltrin, especialista no assunto, traz algumas informações técnicas sobre o oxigênio industrial. "É um gás incolor, oxidante", explica. "Jamais permita contato de óleo, graxa ou outros combustíveis, diretamente com o oxigênio, pois forma uma mistura explosiva", adiciona.

Qual é a importância desse gás para a indústria?

O oxigênio industrial tem particularidades que o tornam essencial a diversas atividades. Entretanto, suas características são bastante específicas em cada caso. Ainda que a substância química seja a mesma, ela não está nas mesmas condições quando é aplicada na indústria siderúrgica e na medicina, por exemplo.

Mario detalha que, na metalurgia, o oxigênio costuma ser usado em processos de fundição, corte e solda; ele reduz a quantidade de combustível necessária e as emissões de dióxido de carbono, aumentando a eficiência do processo. O cenário não é o mesmo quando o assunto envolve a área médica.

Na medicina, o oxigênio é utilizado em procedimentos de receptação, no tratamento de insuficiência respiratória e até mesmo de intoxicação por monóxido de carbono. Por isso, é importante entender a importância da substância sem generalizar o seu uso. O oxigênio medicinal é usado e produzido de acordo com protocolos de segurança e qualidade específicos.

Mesma fonte, diferentes características

Os dois gases "são provenientes da mesma fonte, são produzidos na mesma usina de separação dos gases do ar", explica Mario. "O que diferencia um do outro, basicamente, são os processos de enchimento, instalações e tratamento das embalagens.

O Gerente de Aplicações da ALTEC BRASIL pontua que, no início dos anos 2000, foi iniciado o processo de medicalização dos gases medicinais. A partir desse momento, a produção passou a ser feita tomando como referência os critérios definidos na Farmacopeia Brasileira.

Os cilindros fornecidos, por exemplo, devem estar nas cores indicadas pela ABNT e pelo INMETRO. O oxigênio medicinal deve ser fornecido e mantido em cilindros verdes; já o oxigênio industrial deve estar em cilindros pretos.

Qual é o papel da Air Liquide no fornecimento de oxigênio?

A Air Liquide é uma das maiores empresas de tecnologia e serviços para a indústria e a medicina do país, atuando na produção, envase e distribuição de gases industriais e medicinais. Chegou ao Brasil em 1945 e, desde então, suas atividades foram ampliadas até atingirem mais de 80% do território nacional. Hoje, são mais de 1.200 profissionais distribuídos em 71 localidades.

Mario explica que a Air Liquide oferece soluções personalizadas de acordo com a necessidade de cada empresa. O oxigênio é entregue com as características específicas que a atividade em questão exige. Ele destaca quatro formas principais de fornecimento.

Demandas pequenas

"Dispomos de quantidades menores que são fornecidas em cilindros e quadros", conta o Gerente de Aplicações. Além do oxigênio, a Air Liquide fornece soluções de argônio, acetileno, arcal (mistura para solda), aletileno, lasal (corte e solda a laser) etc. Algumas atividades que utilizam esse tipo de produto estão presentes em:

Mesmo pequenos estabelecimentos, como bares e restaurantes, podem adquirir cilindros de gás carbônico (CO₂) e nitrogênio, utilizados nas máquinas de tirar chopp. Nesse nicho, a Air Liquide oferece por exemplo misturas gasosas prontas de CO2 e N2 com a proporção ideal para extração de chopp mais cremoso, como o Aligal 17.

Alguns laboratórios, universidades e centros de pesquisa também usam os cilindros para análises clínicas.

Fornecimento em média escala

A Air Liquide está preparada para fornecer o oxigênio industrial em média escala, por meio de caminhões. Outra possibilidade é a produção no próprio local de trabalho. Dependendo da demanda específica de cada empresa, essa pode ser uma alternativa mais interessante para otimizar a produção e reduzir custos.

Grandes demandas

"Fornecemos oxigênio em grandes quantidades para Indústrias Químicas, Petroquímicas e Siderúrgicas através de gasodutos de oxigênio", explica Mario. Nesse quesito, um dos diferenciais da Air Liquide é sua infraestrutura.

A presença em boa parte do território nacional ajuda a viabilizar esse tipo de serviço que é essencial para um dos setores mais fortes da indústria brasileira.

Tecnologia

Somando a esses produtos, a Air Liquide fornece diversos equipamentos e serviços relacionados ao uso de gases no mercado industrial como um todo — ou medicinal. Alguns exemplos são:

  • reguladores de pressão;
  • ventilador mecânico pulmonar;
  • cilindro portátil de oxigênio medicinal;
  • queimadores oxi-combustíveis e maçaricos de oxi-corte;
  • instalação e redes canalizadas.

Como você pôde ver, estamos falando de substâncias e equipamentos essenciais para os mais variados setores do mercado. Vale a pena ficar de olho no tipo de equipamento e gás que você tem utilizado no seu dia a dia. Se quiser cilindros de oxigênio industrial ou outras substâncias com máxima eficiência, procure um fornecedor de boa reputação e que atenda às suas necessidades!

Se gostou do post, aproveite para conferir no catálogo online da Air Liquide os produtos para uso em solda e corte!