Pular para o conteúdo principal

Sobre Nós

Aberto

Conheça a mistura gasosa para chopp e eleve a qualidade da produção

Mistura gasosa para chopp

Quem trabalha em um bar ou restaurante sabe que a qualidade do chopp tem grande influência no sucesso do estabelecimento. O que nem todo mundo sabe é que a temperatura não é o único ponto que precisa de atenção — o CO₂ utilizado também faz toda a diferença.

A boa notícia é que a Air Liquide tem uma linha de produtos exclusivos para a indústria alimentícia, incluindo gases puros e misturas gasosas para chopp que vão te ajudar a elevar a qualidade da sua bebida. Estamos falando do Aligal.

Para explicar como a mistura funciona, criamos este post especial em parceria com Celso Tierno, Coordenador de Aplicações e Mercado da Food & Pharma e especialista em aplicações alimentícias na América Latina.

Mostramos a seguir o que é essa mistura, como ela é fabricada, qual sua importância para tirar um chopp de qualidade e como você pode adquiri-la. Confira!

O que é a mistura gasosa para chopp?

Para entender o papel da mistura gasosa, o primeiro passo é relembrar alguns detalhes sobre o papel dos gases da chopeira. Um deles é o Dióxido de Carbono, ou Gás Carbônico (CO₂). Sua principal função é fazer a carbonatação da bebida — ou seja, formar o famoso colarinho do chopp. Somado a isso, é o CO₂ que garante a pressão correta no sistema para empurrar a cerveja do barril até a torneira.

Outro gás é o Nitrogênio (N₂), ainda que nem todo mundo saiba que sua utilização traz benefícios valiosos. Quando usado, o N₂ é misturado ao CO₂ em alguma proporção. Seu efeito é bem interessante: ele faz com que a espuma do colarinho permaneça mais tempo no copo. Consequentemente, o chopp demora mais para esquentar e perder o gás, ao mesmo tempo em que preserva sua leveza.

Dito isso, a mistura gasosa para chopp nada mais é do que uma combinação entre esses gases. Como explica Celso Tierno, "A concentração deles é que pode depender; normalmente, para chopp claro, a gente utiliza uma mistura com 30% de CO₂ e 70% de Nitrogênio, e no escuro é 50% cada". O resultado é uma bebida com qualidade elevada e livre de alguns problemas que o especialista no assunto explica a seguir.

Como é feita a mistura gasosa para chopp?

Celso explica que o processo envolve um misturador que pode ficar alocado no próprio cliente, ou então a mistura é feita previamente no fabricante para ser entregue ao estabelecimento. Um dos diferenciais do trabalho da Air Liquide é que "com a mistura pronta, esse cilindro já vem com certificado de análise da mistura, para demonstrar ao cliente qual a composição que ele está recebendo".

Isso facilita o controle de qualidade do seu bar ou restaurante. A proporção da composição, como Celso explicou anteriormente, depende do objetivo específico de cada cilindro de CO₂: se o gás será usado para tirar chopp claro, se é para chopp escuro ou mesmo se vai para a indústria alimentícia.

Afinal, essas substâncias também são utilizadas em processos industriais, como o preenchimento de embalagens de café, leite em pó, batata chips etc. É importante destacar que, no caso do chopp, a combinação dos gases influencia algumas características finais do produto.

Dependendo de qual estilo de cerveja você oferece no seu estabelecimento, pode ser preciso usar um volume diferente de gás carbônico. Entenda o que pode acontecer com diferentes combinações.

Quais são as vantagens de usar uma mistura gasosa?

Se o gás carbônico não é utilizado no nível adequado, a cerveja pode ficar com excesso de espuma. Além de comprometer a experiência do cliente, isso pode gerar uma dificuldade extra na hora de tirar o chopp — e, consequentemente, causar desperdício. Se o nível do gás estiver muito acima do recomendado, é possível que o próprio sistema seja danificado ou mesmo que uma explosão ocorra.

Esse é um dos motivos pelos quais é fundamental contar com um fornecedor confiável e que realmente entenda do assunto — mas não é só isso. A mistura gasosa pode ser feita de maneira a ressaltar a qualidade do chopp e evitar que ele fique com seu sabor descaracterizado. Os dois gases têm um papel importante nesse quesito.

O CO₂, por exemplo, é parcialmente incorporado ao chopp no momento em que ele empurra a bebida para passar pelo bico. O nome desse efeito é saturação e o resultado é um gosto mais ácido na bebida. A mistura gasosa para chopp da Air Liquide, por sua vez, evita que isso aconteça. O chopp fica mais redondo, com menos acidez.

Outro problema do excesso de CO₂ é que ele deixa a bebida muito gasosa, o que causa uma sensação de barriga cheia em quem bebe. Isso pode ter até um impacto financeiro negativo no bar, pois o cliente tende a consumir menos.

Já a mistura com Nitrogênio produz aquele colarinho bonito, garante uma maior leveza e menor acidez do chopp extraído e gera um efeito cascata na hora de servir a bebida.

Por que contar com essa solução?

A mistura gasosa para chopp da Air Liquide promove uma experiência diferenciada para o cliente. O Aligal é produzido de maneira personalizada, de acordo com a demanda de cada estabelecimento. Dependendo do tipo de cerveja com o qual você trabalha, uma mistura específica pode ser feita para preservar o sabor, o colarinho, a temperatura, o brilho e até o aroma da bebida.

Indo além, é importante destacar que a Air Liquide atua em parceria com a indústria alimentícia e, por isso, segue à risca os protocolos de qualidade altamente exigentes desse setor. Como explica Celso, o que a empresa oferece aos seus clientes é segurança, garantindo que o produto pode ser consumido sem o risco de o gás causar uma infecção alimentar ou outro problema de contaminação no chopp.

"Temos certificação de produção dos gases, certificação alimentícia, certificação do enchimento do cilindro, certificação da diferenciação do cilindro". Uma esterilização é feita para matar os microrganismos antes de encher o recipiente com uma nova mistura.

Por isso, trabalhe sempre com os melhores fornecedores para garantir a procedência dos gases que você utiliza. A Air Liquide oferece um serviço de assistência técnica altamente capacitada para ajudar você a solucionar problemas, além de uma consultoria de especialistas de aplicação para fazer bom proveito dos gases.

Como você pôde ver, a mistura gasosa para chopp traz benefícios valiosos e, com ela, você pode até cobrar um pouco mais pela experiência que está oferecendo aos seus clientes. Então, coloque esse produto para trabalhar a seu favor agora mesmo. Assim, seu estabelecimento se tornará uma referência em chopp de qualidade para os seus clientes!

Se você quer entender melhor como funciona a mistura gasosa, entre em contato com a Air Liquide e fale com quem é especialista no assunto!

Infográfico mistura gasosa para chopp