Pular para o conteúdo principal

Sobre Nós

Aberto

5 dicas de marketing para oficinas para fazer a sua empresa crescer

Marketing para oficinas

Você sabia que o marketing para oficinas está ligado ao crescimento da sua funilaria? O comércio eletrônico e as mídias digitais também agregam valor para esse segmento, pois os clientes de hoje não têm limitações em relação à área de atuação quando procuram por um serviço no mundo virtual.

A boa notícia é que você não precisa se tornar um especialista em marketing digital para alavancar o negócio na web. Algumas estratégias podem ser aplicadas por pessoas leigas sem muita dificuldade. Você vai descobrir agora como fazer isso em 5 dicas práticas. Acompanhe!

1. Tenha uma identidade visual marcante

A identidade visual é o primeiro passo para que as estratégias de marketing para oficinas sejam bem-sucedidas. Basicamente, trata-se dos elementos visuais escolhidos para representar sua empresa, como:

  • a combinação de cores;
  • as imagens que você usa para ilustrar os materiais de divulgação;
  • o estilo da letra;
  • o logotipo.

Todas essas escolhas devem ser um reflexo do negócio, sua missão e seus valores. Por exemplo, se você tem uma oficina de funilaria que realiza reparos automotivos, não faz sentido utilizar imagens de um profissional soldando peças de aço na construção civil, certo?

Ao mesmo tempo em que os elementos visuais utilizados devem passar verdade, eles precisam ser facilmente percebidos e reconhecidos — como o logotipo do McDonald's: basta ver a letra M em amarelo para saber que você está próximo ao restaurante.

Assim deve ser com todos os seus materiais. Ao receber um panfleto, acessar as redes sociais ou passar em frente à oficina, o cliente deve reconhecer a marca de imediato.

2. Prepare um site bem completo

Ter um site oficial completo e bem construído é fundamental para gerar credibilidade para a sua oficina no ambiente virtual. Saber aproveitar todas as funcionalidades de uma página na web é algo que vai transformar seu negócio em vez de apenas dizer aos visitantes quem você é, onde está e como entrar em contato.

Para elevar os resultados da oficina, em primeiro lugar, é preciso investir em um portal que seja fácil de usar, seja pelo computador, seja pelo celular. As informações precisam ser encontradas com facilidade e devem ser fáceis de entender. Do contrário, os visitantes desistem de navegar.

O layout — ou seja, a cara do seu site — deve ser profissional, com cores agradáveis aos olhos e escolhendo tipos de letra de fácil leitura. Inspire-se em grandes portais de notícias para entender o que é um visual limpo e como essa sutileza pode deixar o seu site com um ar mais profissional.

O menu limpo e simples deve responder às dúvidas dos visitantes de maneira rápida e descomplicada. Por exemplo, informações como os serviços prestados pela oficina, o número de WhatsApp e o mapa de localização precisam ser encontradas com facilidade.

É preciso orientar os passos do usuário. Uma opção é inserir um botão escrito “Fale conosco agora”, que permita aos clientes abrir uma conversa por WhatsApp, ou ainda algo como “Peça uma cotação agora”. Certifique-se de que esses botões estejam visíveis e que a resposta seja dada o mais rápido possível.

3. Aproveite todo o potencial das redes sociais

Provavelmente, você já ouviu falar que toda empresa deve ter um perfil nas redes sociais para divulgar seus produtos e serviços e se aproximar de seus clientes. A grande sacada do marketing para oficinas é saber como utilizar todo o potencial dessas plataformas para atrair e fidelizar clientes.

Além de fazer o básico, como utilizar as hashtags certas e em quantidade moderada, não comprar seguidores, respeitar a identidade visual da empresa e publicar conteúdos originais, você também deve investir em estratégias para redes sociais. As plataformas se transformaram em um universo de indicações, o famoso boca a boca virtual, e têm um potencial enorme para trazer autoridade para a sua oficina.

Depoimentos, fotos e vídeos curtos dos clientes atuais do negócio são formas de mostrar aos consumidores em potencial que a sua oficina tem valor. O objetivo é se destacar perante a concorrência, humanizar o perfil e trazer conselhos reais, de pessoas reais, sobre o trabalho que você desempenha em seu negócio.

4. Use o WhatsApp para divulgar promoções

O WhatsApp é um dos facilitadores da vida moderna, e cada vez mais pessoas são adeptas do aplicativo para contratar serviços e resolver problemas. O ideal é ir além de apenas enviar e receber mensagens, utilizando para enviar promoções aos seus contatos, seja por meio da lista de transmissão, seja nos status.

Para compor uma boa rede de contatos, é possível solicitar o número de telefone dos clientes atuais e colocar um formulário para preenchimento no site e nas redes sociais. Não se esqueça de convencer o cliente a fazer isso, deixando uma mensagem clara: “cadastre o número do seu WhatsApp e fique por dentro de promoções exclusivas”.

5. Invista no pós-venda

Mesmo depois que a sua funilaria entregar o serviço para o cliente, continue investindo em marketing para ele. Fornecer uma experiência completa é uma forma eficiente de fidelizar esses consumidores, tornando o negócio sustentável. E uma experiência completa vai até o pós-venda.

Do ponto de vista financeiro, é mais vantajoso fidelizar um cliente do que conquistar um novo. Consumidores satisfeitos voltam a fazer negócio pela própria experiência, sem precisar passar por todas as etapas de prospecção e conquista.

O pós-venda é importante em qualquer segmento, é muito simples de ser praticado e, muitas vezes, não exige muito esforço ou grandes investimentos financeiros. Só o fato de perguntar para o cliente o que ele achou do atendimento, do serviço prestado e se ele tem alguma sugestão para fazer já mostra que a oficina se preocupa em oferecer a melhor experiência possível.

Esse retorno é fundamental para identificar possíveis falhas ou pontos positivos que devem ser reforçados. Inclusive, você pode aproveitar o momento e pedir para que a pessoa grave um depoimento ou tire uma foto, colocando em prática a dica número 3 deste post.

Gostou das nossas dicas de marketing para oficinas? Estratégias inteligentes são fundamentais para garantir a prospecção e fidelização de clientes e, consequentemente, conquistar bons resultados. Esperamos ter ajudado nessa missão!

Comece agora mesmo a treinar todo o seu potencial para o marketing digital e compartilhe este artigo nas redes sociais! 

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) estabelece regras para as empresas, garantindo controle sobre uso, coleta, e qualquer outro tipo de tratamento de dados pessoais. Para dúvidas, reclamações ou solicitações referentes ao seu direito como titular de seus dados entre em contato conosco através do e-mail de nosso DPO: protecaodedados@airliquide.com