Pular para o conteúdo principal

Sobre Nós

Aberto

Refrigerantes e dióxido de carbono: como é feita a mistura perfeita

Em alguns momentos, um gole de um refrigerante gelado é tudo o que a gente quer. Mas o que deixa essas bebidas gaseificadas tão gostosas e icônicas? Dos sabores doces ao icônico “tsssss” ao abrir a garrafa ou lata, um dos segredos desses drinks está no dióxido de carbono (CO2), produto que a Air Liquide vende, além de também oferecer soluções relacionadas a esse processo produtivo.

COMO O CO2 É UTILIZADO EM REFRIGERANTES

Realizar o processo de carbonatação de forma adequada é essencial para criar uma borbulha ou uma efervescência perfeita em produtos como águas e refrigerantes. Para introduzir o dióxido de carbono é preciso uma calibração precisa para obter uma qualidade consistente. Os sistemas de injeção da Air Liquide atendem as exigências dos níveis de dióxido de carbono dissolvido e estão em conformidade com a classificação de bebidas.

Mas qual a importância desse gás nas bebidas gaseificadas? Bom, alguns fatores como o sabor e até mesmo a proliferação de microrganismos são influenciados pela presença do gás carbônico. Quando o CO2 se dissolve no líquido, ele se transforma em ácido carbônico, o que altera o sabor do xarope utilizado no refrigerante e também age como um antibactericida.

É por causa desse processo que os refrigerantes costumam ser mais saborosos gelados, já que baixas temperaturas geram maior dissolução do gás na água, e ao abrirmos uma garrafa que está em temperatura ambiente, ela solta mais gás que vai para o ambiente, ao invés de enriquecer o sabor da bebida.

SOLUÇÕES AIR LIQUIDE

O gás carbônico não é a nossa única solução para o setor de alimentos e bebidas. Os produtos e serviços da linha ALIGAL™, por exemplo, são os principais da Air Liquide para o tratamento e segurança no setor alimentício, oferecendo a mais alta qualidade.    

As nossas soluções de gases para a indústria de bebidas incluem os seguintes serviços:

  • Auxílio com a seleção e especificação de mistura de gás ideal
  • Auxílio na solução de problemas de sistemas
  • Consultoria
  • Análise de gás e medição
  • Teste de produto
  • Suporte de start up, auditoria anual e suporte técnico

Além disso, lembramos que o CO2 também é utilizado para garantir a produção e qualidade de outros produtos, como o chopp. E que outros gases que comercializamos como o argônio também podem ter um papel importante na preparação e preservação de bebidas. 

OUTROS USOS
O gás carbônico não é útil apenas para preservar e melhorar diferentes bebidas e alimentos. O CO2 da Air Liquide também é utilizado para aplicações em diferentes setores industriais, desde a produção automotiva até a metalurgia e o tratamento de efluentes, entre outros.  

Quer conhecer melhor a Air Liquide? Para saber mais sobre nossos diferentes produtos e serviços, além da utilização de diferentes gases na indústria, acesse o nosso catálogo e entre em contato conosco.