Pular para o conteúdo principal

Sobre Nós

Aberto

Qual o melhor gás para soldar alumínio? Descubra!

Gás para soldar alumínio

O consumo de alumínio no Brasil tem expectativa de crescer 10% em 2021, segundo a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL). Diante disso, quem trabalha com o metal precisa conhecer as melhores práticas, e saber qual gás para soldar alumínio é o mais adequado para o negócio é uma das questões importantes.

Acompanhe este post para saber mais sobre os gases indicados para soldar alumínio e ficar por dentro de dicas que vão fazer a diferença na aplicação.

Quais são as peculiaridades da solda em alumínio?

Para falar sobre gás para soldar alumínio, é importante destacar que cada metal exige uma técnica diferente. Ainda, vale lembrar que o alumínio é um metal muito leve e resistente, que não corrói com facilidade. Ele tem moldagem de fácil manuseio e apresenta alta condutividade elétrica e térmica.

Em comparação com outros metais, a soldagem do alumínio é, de forma geral, um processo simples, mas que exige conhecimentos das características do metal para fazer um bom trabalho.

Qual é a função do gás argônio?

Para fazer a solda em alumínio, é preciso unir o metal a outro componente, como o gás argônio. Ele pertencente à família dos gases nobres e é encontrado em grande quantidade na sua forma pura na atmosfera (tanto que ele faz parte do ar que respiramos).

O gás argônio tem inúmeras aplicações, como a conservação de materiais oxidáveis. Por não reagir com outras substâncias, é usado para proteger diversos materiais da oxidação. Assim, o gás é indicado na soldagem de alumínio: por proteger o material de substâncias ativas do ar.

Qual é o melhor gás para soldar alumínio?

O gás argônio e o gás hélio são os mais utilizados quando o assunto é solda de alumínio. Ambos são gases nobres, utilizados de forma pura ou em misturas que variam conforme a concentração de cada um deles.

Contudo, o argônio é o gás de proteção mais usado, sendo indicado para a soldagem de ligas de alumínio. Uma das propriedades que reforça a utilização de argônio em vez do gás hélio é que o segundo apresenta uma densidade menor, o que exige uma vazão mais acentuada de gás, além de ser mais caro.

Porém, para chapas muito grossas, o ideal é a mistura de argônio com hélio, pelo maior aporte de calor. Ainda, o gás argônio garante boa estabilidade, baixo consumo e melhor efetividade na limpeza de óxidos.

Qual é a importância da pureza do argônio na solda de alumínio?

O gás argônio puro é o mais recomendado para proteger contra as ações do oxigênio e conseguir ter um melhor acabamento da peça soldada. Vale lembrar que a mistura com o hélio pode dar mais velocidade à solda, mas o argônio garante melhores acabamentos.

Agora que você está por dentro do assunto, já sabe como escolher o melhor gás para soldar alumínio. Considere o resultado como um diferencial para apostar no argônio puro.

A Air Liquide tem em sua linha Premium o Arcal Prime, argônio com alta pureza e baixo nível de contaminantes, conforme a norma ISO 14175-I1. Confira este e outros produtos no catálogo online da Air Liquide ou entre em contato para saber mais!