Pular para o conteúdo principal

Sobre Nós

Aberto

Gás hélio é inflamável? Qual a diferença em relação ao hidrogênio?

Gás hélio é inflamável

Quem trabalha com festas e eventos e precisa do gás hélio para fazer uma decoração com balões pode ter dúvidas sobre os cuidados necessários. Afinal, algumas pessoas não sabem se o gás hélio é inflamável, se é perigoso inalar o produto e qual a diferença em relação ao hidrogênio — outro gás amplamente conhecido.

Confira as respostas para essas dúvidas neste post sobre o assunto. Boa leitura! 

O gás hélio é inflamável?

A resposta é não! Isso porque o gás hélio não entra em combustão. Ou seja, ele não queima por não reagir a combinações químicas. Essa característica é que garante a classificação do produto como um gás não inflamável.

Contudo, há um ponto de atenção pertinente: para assegurar que o gás hélio mantenha suas características de não inflamável, é fundamental que ele tenha alto grau de pureza.

O que acontece é que, se o gás for misturado com outras substâncias, a mistura pode alterar a característica do produto e, assim, uma combustão pode acontecer.

Não inflamável, porém pode ser prejudicial à saúde

Vale a pena destacar que o fato de não ser inflamável não quer dizer que ele não tenha efeitos prejudiciais para a saúde se for utilizado de forma não recomendada. 

Sabe aquela “brincadeira” de inalar o gás para ficar com a voz engraçada? Ela é um bom exemplo disso. Ao inalar o gás hélio, ele ocupa o espaço do oxigênio nos pulmões. Essa situação pode levar a casos extremos, como sufocamento.

Como usar o gás hélio com segurança?

Para descartar qualquer problema com o gás hélio, é importante estar atento e fazer o uso do produto com segurança e responsabilidade.

Por isso, há dicas que são importantes para evitar qualquer contratempo ou acidente. Acompanhe a seguir.

Use um cilindro de qualidade

Saiba que existem diferenças entre os cilindros de gás hélio disponíveis no mercado. Aqueles que são montados com válvulas seguras (como as SMARTOP®, por exemplo) ganham destaque. Modelos com alavanca LIGA/DESLIGA ajudam no manuseio seguro do equipamento.

Somado a isso, confira a estrutura do cilindro. Verifique se ele apresenta algum tipo de oxidação intensa ou qualquer imperfeição que possa comprometer o seu uso, além de estar com teste hidrostático em dia.

Tenha cuidados com a válvula

Uma dica de segurança muito importante está relacionada à válvula do cilindro. Para evitar acidentes, sempre fique ao lado da válvula para manusear, e nunca na frente. 

Além disso, para começar a liberação do gás, abra a válvula lentamente. Sequencialmente, depois do uso, feche a válvula e faça um procedimento bem importante: descarte o restante do gás que permanece na tubulação do cilindro antes de armazená-lo.

Faça parceria com bons fornecedores

Como já se sabe, o gás hélio tem um nível de pureza que precisa ser respeitado. Para garanti-lo, escolha fornecedores que tenham certificações importantes, reconhecimento de mercado e protocolos de segurança para vender, transportar e reabastecer cilindros.

Não misture com outros gases

Atenção: nunca misture o gás hélio com outras substâncias. Isso porque o risco de combustão se torna alto, podendo haver explosões. Ainda, vale destacar que não é indicado transferir gás de um cilindro para o outro.

Quais as diferenças entre gás hélio e hidrogênio?

A principal delas é que o hidrogênio é um gás que entra em combustão, enquanto o gás hélio, não. Isso significa que o hidrogênio é inflamável e pode ser perigoso para manusear. Quando falamos de gases para balões de festa, por exemplo, apesar de também ser mais leve do que o ar, e portanto fazer o balão flutuar, jamais o hidrogênio deve ser utilizado, pois os riscos de acidentes são grandes.

Sobre suas características, a densidade do hidrogênio é mais leve que a do hélio. Ele reage com o oxigênio e pode ocasionar explosões, liberando vapor d'água.

O que de mais importante você precisa saber?

Além de saber se gás hélio é inflamável ou não, foque no fornecedor para qualquer atividade que você precise e garanta a pureza e qualidade do gás. 

Saiba que a Air Liquide fornece gás hélio com alto nível de pureza comprovado e em diferentes quantidades, que podem ser solicitadas conforme a sua necessidade. Somos uma das maiores empresas de gases, tecnologias e serviços para a área industrial e medicinal do país. Entre em contato para saber mais ou veja os nossos produtos no catálogo online da Air Liquide!