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Como fidelizar clientes em seu bar? 4 dicas para colocar em prática

Fidelizar clientes

Fidelizar clientes de bar é um desafio que faz parte da rotina de muitos proprietários. Devido a épocas sazonais, em que determinados momentos do ano há muita movimentação e em outros nem tanto, é preciso abusar da criatividade para ter receitas recorrentes e, com isso, garantir a saúde financeira do negócio.

Graças à competitividade desse setor, é possível ter ideias de como se criar diferenciais. São essas melhorias que atrairão mais público, porém, não basta somente servir bebidas e petiscos de qualidade. É necessário pensar no que as pessoas esperam do seu bar para decidirem frequentá-lo sempre que possível.

Pensando nas melhores práticas de fidelizar clientes, reunimos algumas dicas para você. Tratam-se de ações estratégicas e fáceis de aplicar. Confira!

1. Garanta um ambiente agradável

Pesquise o perfil do público que você deseja fidelizar para elaborar uma decoração compatível. Mas tenha cuidado para não alterar muito o visual do estabelecimento. É importante ter uma identidade bastante fiel a fim de não correr o risco de afastar os frequentadores.

Se os clientes são jovens que curtem Rock and Roll, por exemplo, podem fazer parte do ambiente algumas capas de discos, reportagens de shows históricos e réplicas de instrumentos musicais. Também vale distribuir bebidas temáticas para potencializar o consumo.

2. Crie um programa de fidelização

Não tem como fugir: os descontos e as promoções são os maiores atrativos dos bares. Além de chamar o público, isso favorece a movimentação do estoque, beneficiando a negociação com bons fornecedores. Para não levar prejuízo, siga o planejamento e faça testes de modo a descobrir o que incita sua clientela.

Você pode apostar em ofertas no happy hour, investir em um cartão fidelidade, dar descontos progressivos conforme a quantidade de chopp tomado e até mesmo lançar combos que misturem bebida, comida e sobremesa.

3. Personalize o atendimento

Esse é um fator que afeta a percepção do frequentador sobre seu bar. Isso porque a experiência do consumidor está ligada ao atendimento. É preciso treinar atendentes e garçons para saber lidar com cada pessoa de forma exclusiva — além de contornar situações inesperadas.

Vamos imaginar que a dinâmica do estabelecimento não funciona muito bem quando a casa está cheia. Além de correr o risco de não retornarem, os clientes podem espalhar a experiência negativa a outras pessoas. Em contrapartida, se a visita for adequada, vão falar bem do seu estabelecimento e levar alguns convidados no futuro.

A melhor dica é dar atenção às demandas dos frequentadores, sem interromper conversas, oferecer produtos de qualidade e não deixar faltar bebida na mesa. Oriente sua equipe sobre esses pontos para obter sucesso.

4. Promova uma campanha de conscientização

É comum que alguns grupos tenham o “motorista da rodada”. Caso não tenha, você pode lançar uma campanha para estimular a prática, na qual um dos clientes não bebe e fica responsável por levar a galera para casa.

Que tal oferecer promoções exclusivas a esse pessoal? Descontos em drinks não alcoólicos e comidas ou petiscos grátis. Aqui, o objetivo não é ser atrativo com abatimento de preços, mas promover a conscientização. Pode apostar que seu recinto será bem-visto por priorizar o bem-estar das pessoas.

O que achou das nossas dicas de como fidelizar clientes em seu bar? Esperamos que elas possam colocá-lo em destaque na sua região, além de favorecer o faturamento recorrente. Por fim, não se esqueça de atender o público que não quer ou não pode sair de casa por meio de serviços inovadores, como o delivery de chopp e de outros produtos.

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