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Como encantar clientes trabalhando com decoração de festas?

Encantar clientes

Trabalhar com decoração de festas e eventos significa usar toda a sua criatividade para encantar clientes. Quanto mais criativa e inovadora for a sua proposta, maiores serão as chances de fechar contratos.

No entanto, boas ideias devem ser acompanhadas de produtos de qualidade, atendimento de primeira e outros segredos que possam garantir que a sua empresa tenha o diferencial para fascinar e emocionar os participantes de uma festa.

Vamos revelar esse mistério para você. Acompanhe a leitura e descubra como mexer com as emoções dos clientes e ter o seu trabalho requisitado!

Conheça todas as tendências do setor

Mantenha o hábito da leitura e participação em eventos para conhecer as tendências do setor. Fique de olho no calendário das feiras de decoração de festas e até mesmo design — as ideias relacionadas à casa e estilo podem ser agregadas às festas como, por exemplo, ao utilizar móveis para deixar o espaço mais aconchegante.

Além disso, sempre que puder, veja revistas, livros, blogs e perfis nas redes sociais de pessoas que trabalham com festas e outras comemorações.

Quando estiver em uma feira, ou até mesmo em um evento como convidado, perceba quais elementos ainda não fazem parte do seu pacote de serviços, procure os possíveis fornecedores e avalie se é possível oferecer aos seus clientes.

Ao utilizar fotos como inspiração, observe os detalhes, os móveis, a combinação de cores, a forma na qual os balões estão dispostos no ambiente e outras questões que podem ajudar a encantar clientes em seus próximos trabalhos.

Além de alimentar a sua criatividade se inspirando nas principais tendências em decoração, não esqueça de se manter atualizado sobre os melhores fornecedores do mercado. Mantenha uma relação saudável com quem já te atende, mas certifique-se de dar abertura a novas possibilidades sempre que possível.

Apresente ideias fora da caixa

Uma decoração impactante e encantadora é algo puramente visual. Entrar em um salão bem decorado, seja como convidado, seja na posição da pessoa que está dando a festa, mexe com as emoções.

Nesse sentido, os decoradores precisam saber trabalhar com o básico e com o inovador. Há diversos perfis de clientes e, ainda que as pessoas que gostam do tradicional sejam a maioria, é preciso pensar fora da caixa e encantá-las desde a apresentação do orçamento.

Dentro de uma festa, há vários elementos que podem inovar e emocionar. Desde uma lembrancinha criativa até a montagem de um carrossel no meio do salão, o valor que seu cliente está disposto a pagar é o limite para a sua criatividade. Não hesite em entregar um grande projeto ou pensar fora da caixa mesmo em festas menores. 

Mantenha-se atento ao que o cliente fala e deseja

Um dos segredos para encantar clientes é ouvir o que eles têm a dizer. Manter um diálogo saudável e livre de ruídos com os seus contratantes, compartilhando opiniões sobre os detalhes da decoração e utilizando fotos e desenhos para ilustrar o seu planejamento facilita que os desejos sejam atendidos.

Ao julgar que um pedido não cabe dentro do estilo escolhido — como por exemplo, uma cor ou um tecido utilizado — dê uma explicação didática sobre como é possível melhorar essa ideia e torná-la mais adequada à proposta da decoração.

Solicite, ainda, que o cliente aponte por meio de fotos e outros tipos de ilustrações como gostaria que sua festa fosse ambientada e os elementos que não podem faltar de forma alguma.

Não esqueça de colocar todas essas questões em contrato, da maneira mais detalhada possível. Dessa forma, você garante que todos os pedidos serão atendidos, superando expectativas.

Trabalhe com os melhores produtos

Você até pode ter uma boa ideia em decoração, mas o trabalho pode ir por água abaixo se os fornecedores escolhidos não oferecerem produtos de qualidade.

Os balões de gás hélio, por exemplo, podem murchar antes mesmo de começar a festa se você não comprar cilindros de gás de fornecedores de qualidade. Podem, ainda, explodir, assustando os convidados e causando acidentes graves. Por isso, é importante sempre adquirir o produto direto com o fabricante.

Outro exemplo são os painéis personalizados. Uma impressão mal feita pode atrapalhar as fotos, prejudicando todo o trabalho realizado, transmitindo uma imagem de descuido e despreparo.

Para evitar esses e outros problemas, procure conhecer o trabalho dos fornecedores antes de fechar parcerias ou comprar seus produtos. Observe quanto tempo essas pessoas têm de mercado ou faça pequenas compras para conferir a qualidade.

Fique de olho na concorrência

Por mais inovadora que seja uma ideia, isso não significa que ela é inédita. Antes de apresentar um projeto aos seus clientes, dê uma olhada no portfólio do concorrente e procure saber se ele já trabalhou com a mesma temática anteriormente.

Tenha um olhar crítico na hora de conferir fotos e referências, pensando em como aquele trabalho pode ser melhorado. Se for preciso, acrescente alguns elementos extras, como animadores de festa.

Lembre-se sempre de que um dos segredos para encantar clientes é inovar e pensar fora da caixa, como falamos aqui anteriormente. E não há mal algum em se inspirar na concorrência para oferecer um trabalho inovador. 

Aplique-se em se superar a cada decoração de festa

Quanto mais festas você decora, mais experiente você fica e melhor é o relacionamento com fornecedores e parceiros. Isso facilita a entrega de um trabalho cada vez melhor.

Desafie a si mesmo. Isso vai contribuir para que sua empresa ganhe vantagem competitiva e se diferencie da concorrência. Aos poucos, as pessoas da sua cidade vão procurar pelo seu trabalho de maneira natural, seja para fechar contrato, seja para se inspirar.

Lembre-se sempre de que proporcionar uma boa experiência não se trata apenas de entregar uma decoração emocionante. Ela envolve todas as etapas de atendimento, desde o primeiro contato, até o pós-venda. Dito isso, você deve se empenhar em ser melhor a cada decoração, em todas as fases do seu trabalho. 

Como você pôde perceber, pessoas que atuam na área de decoração de festas devem adotar um conjunto de práticas para encantar clientes. Mesmo após seguir todas as nossas dicas, não esqueça de conversar com seus clientes depois do evento. O pós-venda é muito importante para descobrir as impressões sobre o seu serviço e aprimorar o trabalho constantemente.

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