Pular para o conteúdo principal

Sobre Nós

Aberto

5 dicas práticas para fazer o controle de estoque do bar

Homem com tablet fazendo controle de estoque bar

Ter o controle de estoque do bar é algo fundamental para quem atua nesse ramo. Um controle adequado gera uma melhor organização, otimiza a gestão de compras, traz agilidade nos serviços e lucratividade para o negócio. Além do mais, a gestão de mercadorias armazenadas evita prejuízos pela falta de utilização de produtos.

O controle de estoque é uma das práticas mais importantes de quem administra um bar. Isso porque a estratégia permite que haja um funcionamento adequado das atividades desse tipo de estabelecimento. Além disso, é interessante contar com o auxílio da Matriz BCG no processo de tomada de decisão, uma vez que ela ajuda a identificar que produtos do seu mix que necessitam receber mais investimentos.

Essa matriz é uma metodologia que permite a análise gráfica de produtos de uma marca em relação ao seu desempenho no mercado. Esse método é todo aplicado com base no portfólio de mercadorias do negócio, averiguando o ciclo de vida de cada um e seu potencial de crescimento.

Preparamos este conteúdo com o objetivo de demonstrar algumas dicas práticas de como ter um controle eficiente do estoque do seu bar. Confira agora!

1. Registre todas as movimentações

Apesar de parecer uma dica comum, ela ainda é bastante relevante, pois muitos estabelecimentos gastronômicos erram ao não realizar um controle de suas movimentações de produtos do estoque.

Sem esse controle, você não consegue ter noção sobre o volume de itens que precisam ser adquiridos dos seus fornecedores. Também fica complicado saber quais são os produtos que estão próximos do vencimento e que, se não forem usados rapidamente, provocarão prejuízos financeiros para o bar. Sendo assim, registre todas as suas movimentações.

2. Faça inventários periodicamente

O inventário precisa ser feito diariamente, a fim de que todas as informações possam servir de base para a tomada de decisões, principalmente aquelas relacionadas à compra de novos insumos. Além da qualidade de cada item, é interessante registrar datas de fabricação e validade das mercadorias.

uc?id=1-3J3IXY4LJx5i-qqmSQnMa6VOE7JCQjE

3. Crie um sistema estratégico de classificação

Para poder encontrar os produtos com facilidade no estoque e para que haja melhor conservação, é importante manter tudo classificado. Isso quer dizer que é necessário criar categorias das mercadorias, guardando-as de forma estratégica para que possa acessá-las quando precisar.

4. Preze também pela organização e layout do espaço

Essa dica é fundamental, pois quem atua no ramo de bares sabe muito bem sobre a importância de manter a organização e limpeza do ambiente. Afinal, você está trabalhando com alimentos e toda higiene é imprescindível.

Também é importante otimizar os espaços. Nesse sentido, se você trabalha com Chopp e necessita de uma certa quantidade de gás para extrair a bebida, é preciso que você combine uma periodicidade para reposição, a fim de não armazenar uma grande quantidade no seu estoque. O estoque mínimo de gás pode ser necessário, já que muitas estruturas de bares são desenhadas sem levar em conta o espaço para armazenamento.

Porém, é preciso ter o cuidado ao adotar o estoque mínimo, uma vez que isso gera riscos de desabastecimento e também a possibilidade de ter que arcar com taxas extras para entregas emergenciais.

5. Use a tecnologia a favor da gestão

As soluções tecnológicas podem auxiliar consideravelmente no controle de estoque do bar. Atualmente, há vários sistemas de gestão para esse tipo de atividade. Com o uso desses programas, fica mais fácil controlar entradas e saídas, como também analisar a curva de consumo de cada tipo de produto.

O controle de estoque do bar deve ser feito de forma correta e com qualidade. Com a organização e preparo correto, seu negócio vai operar de maneira bem estruturada e eficiente. 

Agora que você já sabe como fazer isso de forma efetiva, que tal nos seguir nas redes sociais (Facebook, LinkedIn, YouTube) e ficar por dentro de outros assuntos como este?