Pular para o conteúdo principal

Sobre Nós

Aberto

Descubra como regular a máquina de solda MIG

Como regular maquina de solda MIG

Para que uma funilaria execute os seus serviços, é necessária uma parceria de sucesso e segurança entre a mão de obra profissional e equipamentos de qualidade, os quais devem ser regulados periodicamente para que mantenham uma boa performance durante o uso.

Por exemplo, você sabe como regular a máquina de solda MIG? Essa é uma questão que costuma gerar muitas dúvidas. Para ajudar, trouxemos um especialista no assunto: Sergio Oliveira, engenheiro IWE/CWI-IM, junto à equipe da Air Liquida, se coloca à disposição para contribuir com um trabalho de soldagem mais produtivo. Continue a leitura e veja o que ele tem a dizer.

Quais são as principais funcionalidades da máquina de solda MIG?

A máquina MIG é, na realidade, um processo de soldagem semiautomático em que há um controle de alimentação de metal automático enquanto o soldador comanda manualmente o posicionamento da tocha e seu acionamento, o que costuma gerar dúvidas sobre como fazer a regulagem.

“Esse processo que pode ser facilmente mecanizado com controle de deslocamento da tocha ou com controle automático de praticamente todas as operações necessárias para realização de soldagem. Esse é o caso do emprego de robôs nesse processo”, explica Sergio Oliveira. A soldagem MIG funciona a partir de 4 equipamentos principais. Conheça cada um deles a seguir.

Alimentador de arame

A função desse componente é guiar o arame até a ponta da tocha, alimentando o arco na medida em que o operador dá o comando. É justamente essa alimentação que pode ser semiautomática ou automática, realizada pelo profissional ou pelo robô citado por Sergio Oliveira — você verá a explicação sobre como regular o arame ainda neste material.

Cilindro de gás

A solda MIG utiliza o chamado gás de proteção básico durante a soldagem, o argônio (Ar). Pode-se adicionar Hélio (He) para aumentar a penetração e fluidez do processo.

Embora seja comum chamar o processo apenas de MIG, o termo mais completo é MIG-MAG. Quando o gás utilizado é um gás inerte, como argônio ou a própria mistura do argônio com o hélio, falamos em um processo MIG - Metal Inert Gas. Quando é utilizado um gás ativo, como CO2 ou misturas de argônio e CO2, é um processo MAG - Metal Active Gas.

Fonte de energia

É a fonte de energia — também chamada de fonte de soldagem — que transmite a voltagem necessária para a operação da solda. O dispositivo responsável por ajustar a tensão logo na fonte de energia também é responsável pelo comprimento do arco.

Tocha e acessórios

Trata-se do principal componente do processo de soldagem, responsável por guiar o arame de solda desde a fonte de energia até o ponto em que será soldado, levar o gás utilizado para a proteção e conduzir a energia necessária para efetuar o trabalho. Para isso, utiliza alguns acessórios, como bico de contato, bocal conduite e cabos.

Como regular o gás?

O controle da vazão de gás de proteção (l/min) é feito no regulador de pressão, porém, como medida de controle adicional, um fluxômetro manual, conhecido como “bibímetro”, é empregado no bocal da tocha para garantir que a vazão ajustada no regulador seja a mesma que está saindo em seu bocal.

A regulagem do gás de soldagem geralmente se dá em função do nível de energia que é empregado na soldagem. O engenheiro exemplifica: “Na soldagem com arame de bitola 1,2mm, empregado na soldagem de chapas de médias a altas espessuras, a faixa de vazão de gás de soldagem gira em torno de 16 l/min até 20 l/min. Entretanto, existem outros fatores em que essa variação de vazão pode também ser afetada, como o posicionamento da junta, o tipo de junta o ou acesso à base da junta”.

Como regular a potência?

A potência do arco elétrico é ajustada em função da aplicação a que se destina. Por exemplo, a soldagem de uma chapa fina geralmente requer um baixo potencial de energia — ou seja, de calor — para evitar que se fure a chapa durante a soldagem.

Já em chapas mais grossas, pode-se aplicar um nível mais alto, depositando mais metal de solda por hora, diminuindo o número de passes para enchimento de uma junta e aumentando a velocidade de soldagem. O engenheiro revela que a regulagem da potência é fundamental para aumentar a velocidade da soldagem, reduzindo o tempo de trabalho e, consequentemente, aumentando a produtividade.

Sergio Oliveira também explica que a potência do arco no processo MIG-MAG (GMAW) se dá pela variação dos níveis de tensão (V), pela velocidade de alimentação do arame de solda, a variação da corrente (A), e da velocidade de deslocamento da tocha (v) num determinado comprimento de solda (l). Com base nessas informações, o aporte de calor de soldagem pode ser medido ao aplicar a seguinte fórmula:

Aporte de Calor (J/ mm) = Volts (V) x Amperes (A) x 60 / velocidade de deslocamento (v)

(mm/min)

Como regular o arame?

“A regulagem do arame é feita no cabeçote alimentador de arame, que consequentemente regula a corrente de soldagem, ou seja, quanto maior a alimentação de arame, mais corrente é empregada”, explica o engenheiro. “Em decorrência disso, aumenta a energia de soldagem, a velocidade e mais taxa de deposição de metal de solda”, completa.

Assim como regular outros componentes da máquina de solda MIG, essa regulagem também se dá em função da espessura da peça a ser soldada, do tipo de material, da bitola do arame e da característica do processo, seja semiautomático, seja mecanizado, seja automático.

Diferença entre solda MIG e TIG

Sempre que falamos em solda MIG ou solda TIG, vale ressaltar a diferença entre os dois tipos, já que ambos envolvem gases para solda e processos elétricos. A solda TIG é alimentada por um eletrodo de Tungstênio, que transfere a corrente elétrica até os metais que serão soldados. Já a MIG utiliza um arame conectado a um eletrodo.

A soldagem MIG é um dos recursos mais utilizados dentro das funilarias, oficinas mecânicas e fábricas de outros segmentos, pois sua operação é rápida. Essas máquinas trabalham com diversos materiais, unindo aço e alumínio com perfeição. Por serem mais baratas que outros equipamentos, são uma boa opção tanto para empresas como para os profissionais que não têm muita prática nesses processos.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida em relação a como regular máquina de solda MIG, a equipe de atendimento da Air Liquide está disponível para ajudar. Entre em contato conosco e conte com o apoio de nosso time.