Pular para o conteúdo principal

Sobre Nós

Aberto

Quer saber como montar uma choperia? Confira o passo a passo

como montar uma choperia

O empreendedorismo está na alma do brasileiro e um dos ramos mais procurados é o setor gastronômico. Assim, saber como montar uma choperia é um negócio bastante interessante, já que esse mercado cresce a cada dia. Há várias marcas no mercado de chopp e cervejas de diversos preços, o que facilita bastante na hora de conquistar o seu público.

Por ser um negócio promissor, há muita concorrência no mercado. Porém, oferecendo o diferencial correto, você pode conquistar uma boa lucratividade ao longo do tempo.

Pensando nisso, preparamos este texto com o objetivo de demonstrar como dar início a esse empreendimento. Continue a leitura e acompanhe o nosso passo a passo!

Estabeleça um plano de negócios

Você não vai conseguir saber como montar uma choperia de sucesso se não estiver disposto a analisar e colocar todos os dados e objetivos em um papel para criar um planejamento eficiente.

Há um método que funciona justamente para que os empreendedores consigam gerenciar bem as suas empresas, que é o plano de negócios. Esse modelo é extremamente importante para conseguir construir um empreendimento sólido e estratégico.

Com ele, você pode analisar o mercado atual de onde você quer abrir sua choperia, averiguar os gastos necessários, saber quem serão seus concorrentes diretos e indiretos, entre outros. Enfim, é fundamental para qualquer negócio contar com um bom planejamento.

Estude o mercado e suas variáveis

É fundamental analisar e avaliar o mercado atual de choperias. Assim, responda às seguintes perguntas: o que leva o consumidor a consumir o produto? Qual o perfil exato do meu cliente? O que meu público espera de mim?

Analisar o ponto de vista do consumidor permite que você faça uma definição exata e precisa sobre o que necessita ser feito, como deve ser otimizado, além dos reparos e sugestões. Dessa forma, você entenderá exatamente como criar as situações corretas que os agradam a fim de fidelizar o seu cliente.

Analise a estrutura de custos e finanças

O investimento para montar uma choperia varia conforme o seu projeto inicial, que inclui quais serão seus objetivos, localização e tamanho do estabelecimento. Se colocássemos isso em uma média de investimento, seria possível dizer que a criação desse empreendimento seria em torno de R$ 150.000,00 a R$ 200.000,00.

Faça um orçamento dos equipamentos e matérias-primas

A estrutura de uma choperia pode variar de acordo com o que você deseja para o negócio. Assim, é importante fazer um planejamento eficiente antes de iniciar essa empreitada. Para começar, uma choperia pode ser dividida da seguinte forma:

  • caixa;
  • cozinha;
  • balcão;
  • sanitários;
  • depósito.

Além disso, esse espaço deve estar sempre limpo e organizado e é essencial que os padrões de sua cozinha sigam as regras da Vigilância Sanitária. Então, coloque tudo o que precisa no papel e comece a pesquisar.

Aprenda constantemente sobre gestão

Além do que já foi abordado neste texto, é preciso sempre estar atualizado sobre a gestão de negócios. Assim, estude como deve ser uma instalação física do ambiente, os bons hábitos de gestão financeira, como proceder com o controle e treinamento dos seus funcionários, entre outros assuntos relevantes ao setor.

Enfim, saber como montar uma choperia não é uma tarefa tão difícil. O mais importante é você ter vontade e perseverança, além de colocar em prática o seu espírito empreendedor para, assim, conquistar o mercado e ser um diferencial frente aos seus concorrentes.

Gostou deste post? Compartilhe este texto em suas redes sociais e permita que mais pessoas empreendedoras conheçam o assunto!