Pular para o conteúdo principal

Sobre Nós

Aberto

Como encher balão de gás hélio: 4 cuidados que você deve tomar

Enchendo balão de gás hélio

As bexigas cheias com gás hélio costumam ser utilizadas para decorar festas infantis, casamentos, aniversários, despedidas de solteiro, entre outros estilos de comemorações e eventos.

No entanto, você sabe como encher balão de gás hélio? A prática exige alguns cuidados e o processo deve ser realizado com segurança. Esse gás não é inflamável, mas algumas medidas são necessárias para que a decoração fique linda e saia tudo conforme o esperado.

Neste texto, você vai conhecer 4 cuidados essenciais na hora de encher os seus balões. Confira a seguir!

1. Tenha a garantia do fornecedor

Como encher balões de gás hélio em segurança, sem que estourem? Isso vai depender mais do fornecedor, que do enchimento em si.

É importante ter em mente que é muito mais vantajoso e seguro comprar direito com o fabricante. A substância é delicada, o produto é estocado a pressão elevada - aproximadamente 200 vezes a pressão atmosférica - e exige que o cilindro tenha garantias, comprovando que a empresa é responsável pelo item e reconhecida no mercado.

Cilindros irregulares podem colocar em risco a integridade dos participantes da comemoração, pois tanto as bexigas como o próprio cilindro podem explodir e causar ferimentos às pessoas.

Ao procurar por um fornecedor que tenha a garantia do cilindro, certifique-se de que ele está utilizando um material de qualidade.

Alguns pontos podem ser observados na hora de encontrar o fornecedor. Por exemplo, a cor do cilindro utilizado para encher balões de gás hélio deve ser laranja (de acordo com a Associação Brasileira de normas técnicas - ABNT).

Independente de adquirir o cilindro ou alugá-lo, a empresa deve recolher o cilindro e fazer a triagem para verificar se ele pode ser enchido de novo. Para o enchimento seguro, o cilindro precisa estar em bom estado de conservação e com teste hidrostático, cuja validade costuma ser de 5 anos.

2. Use o regulador de pressão e bico de enchimento compatíveis

Todo cilindro só deve ser usado em conjunto com um regulador de pressão compatível com o gás hélio e estar com o teste hidrostático em dia.

Utilizar o regulador de pressão compatível com o gás hélio e com válvula de segurança evita o risco de acidentes devido à explosão do regulador. Além disso, utilizar os bicos de enchimento adequados para o tipo de balão a ser enchido evita acidentes e o desperdício do material.

Por exemplo, para balão de latex é comum usar o bico de plástico comum, conectado direto no regulador de pressão. Já no caso do balão metalizado, o bico utilizado tem um segundo regulador acoplado, de baixa pressão.

3. Use gás puro

O gás hélio é um dos gases mais leves da natureza. Seus átomos pequenos fazem com que seja até sete vezes mais leve que os outros. Por isso, os balões inflados com a substância flutuam.

Para ter esse resultado, o ideal é utilizar o gás puro, até mesmo por uma questão de segurança. Como falamos no início do texto, ele não é inflamável. No entanto, essa segurança não pode ser garantida caso o gás seja misturado a outros componentes.

Além disso, misturas de Hélio com alto teor de nitrogênio - geralmente utilizadas pelo seu baixo-custo - podem até não ser inflamáveis, no entanto, fazem com que o balão murche e deixe de flutuar pouco tempo depois de inflado.

4. Evite misturas caseiras

As misturas caseiras até podem fazer o balão flutuar, mas também podem colocar a vida dos decoradores, organizadores e convidados do evento em risco.

Uma reportagem publicada no Correio Braziliense traz um exemplo do quanto isso pode ser perigoso. No relato, o vendedor de balões Marcos Paulo conta que os cilindros que utilizava para encher os balões eram abastecidos com soda cáustica, pó de alumínio e água. O resultado foi uma explosão que destruiu o seu apartamento.

O entrevistado revelou que não sabia que a mistura era perigosa, pois é muito popular em sua cidade. Esse posicionamento acende um alerta sobre os perigos de utilizar fórmulas caseiras para fazer o gás render e tentar diminuir os custos com os balões.

Neste conteúdo, você pôde entender melhor como encher balão de gás hélio. Se você precisa encher bexigas, é importante buscar parcerias com empresas que tenham expertise no mercado, como a Air Liquide, uma das maiores empresas de gases, tecnologias e serviços do país. Somos uma companhia estruturada, presente em mais de 80% do território nacional e garantimos um atendimento e pós-venda de excelência. Entre em contato conosco ou acesse o nosso catálogo online!