Pular para o conteúdo principal

Sobre Nós

Aberto

Argônio: o gás que preserva vinhos

Se um gás é inerte, o que significa que ele não vai interagir com nada, além de representar menos de 1% do ar ao nosso redor, como ele pode ser utilizado por diferentes indústrias no dia a dia? Bom, esse é o caso do argônio, e ele possui uma variedade de utilizações. 

Descoberto inicialmente em 1785 e isolado em 1894, a sua inércia e densidade deram origem ao seu nome, vindo do grego “argos”, que significa inativo ou preguiçoso. Por ser justamente um gás nobre e inerte, o argônio também não é tóxico, já que não interage de forma alguma com o nosso corpo, sendo esse mais um benefício de sua utilização em diferentes processos.

A mais comum e conhecida está em sua utilização em processos de soldagem industrial, onde, graças a sua propriedade de ser inerte, o argônio não altera a composição química dos metais, assegurando a proteção da poça de fusão e aumentando a estabilidade do arco. Outras áreas de atuação incluem processos de cromatografia gasosa e dopagem de silício na fabricação de chips, mas não é de nenhum desses processos que vamos falar hoje.

ARGÔNIO E VINHOS

Nesses dias frios de inverno, um bom vinho pode ser exatamente o que a gente precisa para se esquentar, e é justamente aí onde novamente encontramos o argônio. Além de inerte, sem cheiro, sem gosto e sem cor, esse gás também é mais pesado que o ar. Ou seja, imagine colocar o argônio em uma garrafa de vinho, ele vai descer até a superfície do líquido, não vai se misturar com o vinho e nem interferir no cheiro e no sabor, criando uma camada entre a bebida e outros gases.

Não são todos os produtores de vinho que utilizam o argônio para esse propósito, mas os que utilizam explicam que essa camada de proteção impede que o processo de oxidação causado pelo oxigênio no ar modifique e deteriore as características do vinho. 

Até por isso, algumas empresas, restaurantes e enólogos também utilizam o argônio após a abertura de garrafas, já que após uma ser aberta em poucas horas o processo de oxidação vai tirar da bebida suas principais características de cheiro e sabor. Assim que as taças são enchidas, o argônio pode ser injetado novamente na garrafa e preservar o líquido por mais um período de tempo, dependendo do gás utilizado.

ALIGAL WINE

Aqui na Air Liquide, a nossa linha ALIGAL™ é a principal marca no setor de gases e equipamentos para a indústria de alimentos e bebidas, com o diferencial da personalização dos produtos para atender as exigências de cada produtor e diferentes produtos. Dentro dessa linha temos o Aligal Wine, com soluções projetadas justamente para melhorar e proteger a qualidade dos vinhos produzidos por nossos clientes.

Preservar cor, sabor e aroma, como explicado anteriormente, é essencial para a produção de vinho, e isso a linha Aligal também faz. Mas, além disso, outros benefícios da utilização de soluções da linha Aligal Wine incluem:

• Ajustar os níveis de dióxido de carbono (CO2) dissolvido para preservar as qualidades organolépticas dos vinhos depois do processo de filtração;
• Eliminar a captação de oxigênio durante o engarrafamento para manter a qualidade do seu vinho ao longo de sua vida útil;
• Reduzir o uso do dióxido de enxofre, que é tipicamente usado como um conservante químico.

Ah, e reforçamos que toda a linha ALIGAL™ e as nossas soluções em geral incluem diferentes serviços para garantir a satisfação de nossos parceiros. Consultoria, teste de produtos e auxílios com a seleção e mistura ideal dos gases estão podem ser incluídos.

SAIBA MAIS

Oferecer esse nível de qualidade, segurança e expertise é o que faz dos produtos e soluções da Air Liquide tão diferenciados no mercado. Seja para o vinho ou para qualquer outra bebida, atender a padrões rigorosos de sabor e qualidade exige um nível de experiência e conhecimento que só as maiores empresas possuem.

Alguma dúvida sobre o argônio, a linha Aligal ou algum de nossos outros produtos voltados para a fabricação de bebidas? Acesse o nosso catálogo para saber mais e entre em contato conosco!

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) estabelece regras para as empresas, garantindo controle sobre uso, coleta, e qualquer outro tipo de tratamento de dados pessoais. Para dúvidas, reclamações ou solicitações referentes ao seu direito como titular de seus dados entre em contato conosco através do e-mail de nosso DPO: protecaodedados@airliquide.com