Pular para o conteúdo principal

Sobre Nós

Aberto

Aluguel de cilindro de gás: tudo o que você precisa saber!

Aluguel de cilindro de gás

Quem atua em um restaurante ou choperia sabe que o gás é um recurso valioso e que precisa ser de qualidade. Tanto a temperatura de uma bebida quanto a espessura do colarinho do chope dependem de como a substância é desenvolvida, armazenada e utilizada. Nesse sentido, o aluguel de cilindro de gás vem se tornando uma alternativa cada vez mais interessante para esse setor do comércio.

Mas, afinal, como funciona esse serviço? Vale a pena alugar cilindros? Quais são as vantagens? Como garantir a qualidade do produto escolhido? Para responder a essas e a outras perguntas sobre o tema, criamos este conteúdo especial em parceria com quem mais entende do assunto: Tatiana Macena, Especialista de Produto da Air Liquide. Aproveite a leitura e tire suas dúvidas!

Em que situação alugar um cilindro de gás?

Com o desenvolvimento da indústria que produz e fornece esse recurso tão valioso, o aluguel de cilindro de gás se tornou uma opção interessante para qualquer empresa, independentemente do tamanho da demanda. Tatiana explica por que isso se tornou um diferencial em ambos os casos.

"Quando se tem baixa demanda, o ideal é alugar, pois utilizará por um curto período e, assim, poderá devolver o cilindro quando ele não for mais útil, liberando inclusive espaço físico em seu local de trabalho." Nesse sentido, o gás para choperia se torna uma boa opção até mesmo para pequenos negócios.

Já no caso de uma alta demanda, "não haverá necessidade de alto investimento de compra e de manutenção de cilindros, pois a empresa que aluga já realiza todos esses serviços". Resumidamente, trata-se de uma alternativa mais viável e econômica.

De fato, essa é uma tendência em diferentes mercados. Com a transformação digital, por exemplo, mesmo os softwares que usamos no dia a dia podem ser adquiridos por aluguel e acessados na nuvem. Hoje, quem precisa de um sistema para usar no caixa ou no estoque do estabelecimento só precisa de uma conexão com a internet para ter acesso à plataforma.

Quais as vantagens do serviço de locação?

O uso de cilindro de gás traz consigo algumas responsabilidades. Uma das vantagens do aluguel é que o usuário não é o único a cuidar dessas questões, já que o próprio fornecedor deve garantir certos padrões de qualidade e segurança. Tatiana explica que, se o cilindro for do próprio estabelecimento, é preciso fazer algumas manutenções periódicas e adequações.

Já no caso do cilindro de gás alugado, o administrador não precisa "se preocupar com a prova hidráulica, a válvula e a pintura", detalha a Especialista de Produtos da Air Liquide. Segundo ela, essas checagens "virão dentro da validade e especificações", ou seja, são de responsabilidade do próprio fornecedor.

Somado a isso, ela destaca que há um benefício financeiro. Ao optar pelo aluguel, você não precisa investir na compra de um ou mais cilindros próprios. Para o planejamento financeiro do bar ou restaurante, esse é um diferencial importante. Afinal, você se programa para lidar com essa despesa periodicamente, sem que haja o gasto maior da compra.

Vale ressaltar que o aluguel coloca você em contato com um fornecedor do gás, ou seja, quem mais entende do assunto e pode tirar eventuais dúvidas e dar sugestões sobre o uso mais adequado e seguro dos cilindros. Ainda assim, como mencionamos, existem algumas responsabilidades por parte de quem opta pelo aluguel.

Quais as responsabilidades de quem aluga um cilindro de gás?

O proprietário ou gerente do estabelecimento deve garantir todas as condições para uso adequado do equipamento. Isso inclui, por exemplo, manter em dia a manutenção básica das mangueiras e dos conectores usados junto ao cilindro. Porém, há ainda cuidados relacionados ao produto — algo que um bom fornecedor informa no momento da locação.

Tatiana explica que basta "seguir as regras de utilização e de segurança do cilindro". Isso inclui, por exemplo, mantê-lo preso a uma corrente, para evitar o risco de queda. As condições de armazenamento, é claro, devem ser adequadas para materiais inflamáveis: com a devida distância de equipamentos que emitam calor, em área externa sinalizada, com proteção contra o sol etc.

Como escolher um cilindro de gás?

O preço costuma ser um bom critério para avaliar a qualidade do gás. Não estamos falando de buscar o mais caro do mercado, mas de evitar produtos baratos demais, cujo preço esteja fora da média. Esse pode ser um indício de um serviço ruim, ou mesmo de adulteração da substância.

Tatiana aponta que o fabricante também precisa ser analisado com cuidado. Faça uma pesquisa de satisfação do consumidor daquela empresa e verifique sua reputação no mercado. Outros dois fatores que ela destaca como essenciais são a agilidade na entrega e o atendimento prestado.

Você não quer correr o risco de ficar sem chopp gelado por atraso na entrega de um novo cilindro, certo? Porém, é importante se certificar também que o atendimento é feito por meio de uma relação saudável. O fornecedor tira suas dúvidas, explica o tipo de válvula adequado para uso, cumpre os prazos e está disponível para contato a qualquer momento, por exemplo.

Como a Air Liquide pode auxiliar com isso?

Com mais de 75 anos de atuação no mercado brasileiro, a Air Liquide se tornou especialista no assunto e uma referência para quem busca produtos e atendimento de qualidade. Tatiana explica que um dos diferenciais é o apoio que a empresa dá ao controle de pedidos dos clientes.

A Air Liquide faz questão de entender a fundo a demanda de cada estabelecimento para avaliar o volume de uso e lembrá-lo de realizar um novo pedido antes de o gás acabar. A empresa conta com equipes dedicadas à colocação e ao acompanhamento desses pedidos.

Um departamento de manutenção trabalha em tempo integral na Air Liquide para garantir que os cilindros estejam sempre "dentro da conformidade das normas de segurança e de manuseio". Por fim, vale destacar que uma equipe de especialistas orienta os clientes sobre essas e outras questões, incluindo as normas de segurança e dos órgãos fiscalizadores (bombeiros e Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

São diferenciais que tornam a Air Liquide referência no aluguel de cilindro de gás. Então, não perca tempo. Aproveite essa oportunidade e leve esses benefícios para seu bar ou restaurante agora mesmo!

Quer mais detalhes sobre os produtos que a Air Liquide oferece? Acesse o nosso catálogo ou entre em contato e fale com quem mais entende do assunto!