Notícias | segunda-feira, Novembro 16, 2020
Uma das questões que afasta possíveis empreendedores do setor alimentício são os problemas diários relacionados à administração de restaurantes e bares. O empresário enfrenta várias dificuldades como horários de trabalho diferentes, alimentos e bebidas perecíveis e questões trabalhistas que podem complicar a vida de quem não domina uma gestão eficiente.
Você é dono de um restaurante ou de um bar e quer saber como otimizar a gestão do seu estabelecimento? Preparamos este texto para você que deseja melhorar seu negócio. Continue a leitura e veja quais são os pilares da boa administração desse ramo empresarial.
Para que a administração de restaurantes e bares seja eficiente, você deve criar um planejamento estratégico que seja capaz de estruturar o seu negócio. Assim, primeiramente, é preciso saber o que há de novo no mercado, compreendendo o que seus clientes desejam, as tendências para o setor, entre outros.
Você também deve se perguntar sobre quais recursos serão precisos para operar um bar ou restaurante com qualidade, se a sua localização é favorável para conquistar o público, se é viável trabalhar por meio da internet etc.
Após isso, é preciso criar um plano de negócios. Defina sua atividade-chave, ou seja, estabeleça qual será o tipo de serviço que será prestado para a população. Defina quais serão os principais recursos materiais e humanos para operar o negócio, seus objetivos, metas, por quais canais você vai atuar e entenda corretamente sua estrutura de custos. Tudo isso será determinante no seu planejamento estratégico.
Ao abrir um restaurante ou bar, é preciso pensar em como ele será administrado. Para isso, você deve mapear todos os processos internos e externos necessários para tornar sua gestão eficiente, inclusive procedimentos operacionais padrão para higiene e limpeza. É possível adotar desde um modelo de gestão orientado por indicadores e resultados até por um que seja inovador, como o direcionado na excelência de qualidade.
Tenha em mente que um bar ou restaurante conta com necessidades direcionadas para uma administração financeira e fiscal que seja acertada, assim como um melhor controle dos processos internos. Além disso, é preciso automatizar o seu atendimento, a fim de facilitar todas as operações do estabelecimento.
Outra questão importante é manter um relacionamento com bons fornecedores e analisar como será a logística de entrega. Lembre-se que se trata do setor alimentício e que deve-se zelar pela segurança alimentar.
Normalmente, os restaurantes e bares menores tendem a procurar por mercadorias com fornecedores diferentes por causa dos preços. Contudo, essa prática não favorece o seu relacionamento com os fornecedores, o que pode resultar na perda de oportunidade para futuras boas negociações. Além disso, você corre o risco de seu cliente não aprovar seu produto, visto que sempre ocorrem alterações da matéria-prima utilizada na produção das bebidas e alimentos.
Um dos pontos mais importantes da administração de restaurantes e bares é gerenciar corretamente o estoque. Essa área não se resume somente em comprar mais insumos sempre que estiverem em falta. É fundamental que você verifique datas de vencimento para produtos perecíveis e promova o armazenamento correto dos alimentos. Além disso, você deve comprar apenas o que vai realmente utilizar para um certo período.
Perder mercadorias por conta de problemas com a validade é uma situação em que você estará desperdiçando dinheiro, além de reduzir a sua margem de lucro. Um gestor eficiente não comete esse tipo de falha, uma vez que prejudica totalmente o crescimento do negócio.
O ponto comercial deve estar alinhado ao seu público. Assim, será preciso estar presente em lugares que sejam coerentes com o seu nicho de mercado.
É fundamental se preocupar de onde vai vir o seu cliente, para que os produtos e serviços oferecidos sejam capazes de satisfazer às necessidades de quem vai consumir em seu estabelecimento.
Daí surge a necessidade de definir previamente o seu público, uma vez que não é interessante instalar um restaurante, por exemplo, destinado a servir refeições populares em um ambiente em que, historicamente, os restaurantes só apresentam movimento no momento do jantar com espaço gourmet.
Um dos grandes pilares da administração de restaurantes e bares é investir no marketing, a fim de fazer com que os consumidores conheçam o seu estabelecimento. Outdoors, panfletos e redes sociais são excelentes alternativas para atrair seu público.
Se for possível, é interessante realizar promoções de inauguração. Mesmo em uma época de crise econômica, unir produtos e serviços de qualidade e que sejam acessíveis é uma ótima maneira de divulgar seu estabelecimento, uma vez que a propaganda boca a boca continua sendo muito eficaz.
Além disso, com a internet e suas ferramentas, divulgar a sua marca é bem mais fácil. Por isso, é fundamental estar presente nas redes sociais e investir em estratégias para atrair novos consumidores de sua região.
Ser dono de um bar ou restaurante é estar constantemente atento às inovações do mercado. Assim, você deve ser dinâmico e não ter receio de mudar, principalmente em pontos que exigem o uso de novas tecnologias, como softwares de controle, métodos de treinamento de colaboradores, ferramentas tecnológicas etc.
Tais modificações não vão alterar a identidade do bar ou restaurante, uma vez que a marca pode continuar intacta mesmo se você quiser otimizar seus processos ou mudar a decoração do ambiente.
No entanto, lembre-se de sempre se alinhar às mudanças do mercado e às normas vigentes, preparando sua equipe para o que há de mais inovador no setor de bares e restaurantes.
Para que uma administração de restaurantes e bares seja eficiente, é preciso que o seu negócio tenha um diferencial competitivo no mercado. Nesse sentido, você deve ter dados sobre todas as suas receitas e despesas, a fim de saber em que situação você pode cortar gastos. Oferecer produtos de qualidade por um preço mais em conta pode ser o diferencial do seu empreendimento.
Além disso, é preciso contar com uma equipe qualificada, pois esse fator influencia consideravelmente na satisfação dos seus clientes. Também é essencial que seu negócio conte com ferramentas que façam a diferença para o consumidor.
Por exemplo, é comum que bares tenham em seu cardápio o Chopp. O uso de um material de qualidade faz toda a diferença no sabor final do produto. Se a mistura do CO² for correta, o resultado dessa bebida será muito melhor. Esse diferencial pode atrair novos consumidores para o seu estabelecimento e fortalecer a marca.
Para que a administração de restaurantes e bares seja mais eficiente, é preciso que a sua gestão seja feita de forma estratégica, evitando-se desperdícios e custos desnecessários. Isso, além de melhorar a experiência do cliente, vai gerar mais lucros e fazer com que seu estabelecimento seja um destaque no seu ramo de atuação.
E aí, gostou deste post? Siga-nos nas redes sociais (Facebook, LinkedIn, YouTube) e fique por dentro de outros assuntos como este!